Search
  • Criativos

A agitada rotina de uma produtora audiovisual

Updated: Aug 7

O trabalho de uma produtora audiovisual exige muito planejamento, proatividade, espírito de liderança e, principalmente, manter a calma nos momentos em que todo mundo quer dar aquela surtadinha, afinal, tem jeito para tudo nesta vida! Duda Rodrigues aprendeu tudo isso na prática, sempre preocupada em expandir o networking e seu repertório adquirido ao longo da profissão. Afinal, nada como a experiência do dia a dia, né? Nesse caso, sempre muuuito intensa!


Vale lembrar que um bom produtor entende também da parte mais burocrática da realização de um projeto, até porque não tem como fugir, né? Mas, como a gente sempre mostra aqui, com a economia criativa, é possível tornar esse processo mais leve. Quer saber mais sobre essa profissão tão dinâmica? Vem que a gente te explica!


Academia Internacional de Cinema

Escola de cinema com unidades em São Paulo e no Rio de Janeiro, reconhecida pela excelência em mais de 3200 filmes produzidos por seus alunos ao longo de quinze anos de existência. Oferece cursos na área de direção, atuação, roteiro, fotografia, produção, edição e cinema.


Set

Cenário preparado para representação e filmagem.


Produção de projetos

Sequência de tarefas ao longo do tempo, que, geralmente, possuem longa duração e se repetem pouco ou não se repetem. Normalmente, essas atividades envolvem um orçamento alto e grande dificuldade de gerenciamento.


Sinopse

Resumo breve de uma obra, estudo científico ou objeto de ensino.


Salvador Dalí

Importante pintor catalão, conhecido por seu trabalho surrealista. Muitas de suas obras chamam a atenção pela combinação de elementos considerados bizarros, que muitas vezes envolvem sonhos, porém utilizando técnicas tradicionais, que lembram a produção do período da renascença. Dalí contribuiu para outros setores artísticos, muito além da pintura, como o teatro, moda, fotografia, cinema (em conjunto com o mestre do suspense, Alfred Hitchcock), comerciais de televisão e design, criando logotipos para produtos, por exemplo.


Diretor de arte

Profissional que gerencia a parte de design e arte de uma peça audiovisual. O diretor de arte pode trabalhar em publicidade, design editorial, internet, videogame/videojogos, cinema e propaganda.


Pós-produção

Etapa que vem logo após o processo de filmagem, conhecido como produção. Também é conhecida como edição e montagem, até o produto ficar definitivamente pronto. Esse processo acontece em diversos setores, como cinema, televisão, programas de rádio, publicidade, fotografia, arte digital, etc.


Stop Motion

Traduzido como "movimento parado", é uma técnica de animação realizada por meio de uma máquina fotográfica e computadores. Os bonecos utilizados como personagens podem ser feitos de diversos materiais, como madeira de árvore e massa de modelar. O processo é utilizado tanto por gigantes da animação, como a Disney, quanto por produções caseiras e intimistas.


ATK

Sigla que designa uma animação em stop motion chamada Angeli the Killer, série de humor ácido exibida pelo Canal Brasil em 2017, uma adaptação da obra do cartunista brasileiro Arnaldo Angeli Filho.


Frame

Também conhecido como quadro de vídeo, é cada uma das imagens fixas de um produto audiovisual, que, juntas, formam a "fotografia animada" do vídeo.


Pré-produção

Nome dado à etapa inicial da produção de uma peça audiovisual, quando o estúdio aprova a ideia e indica um produtor para acompanhar o processo. As ideias são desenvolvidas, o roteiro é elaborado e as pesquisas começam a ser realizadas pelos departamentos encarregados.


Produção

Processo de elaboração de um vídeo, envolvendo o trabalho artístico, cultural e multimídia para, depois da pós-produção (encarregada da edição), o filme possa ser distribuído.


Crowdfunding

Financiamento coletivo, uma espécie de "vaquinha" moderna. Consiste na obtenção de capital para a realização de um projeto ou iniciativa. Para saber mais, assista aqui à entrevista com Naná Feller (terceira temporada de Profissões da Economia Criativa), especialista em financiamento coletivo e economia colaborativa.


Storyboard

Série de imagens e/ou ilustrações, que serve como um esboço/pré-visualização da história a ser montada e gravada.


Live Action

Adaptação de animações para filmes com atores reais.


Plano Fechado

Quando a câmera está muito próxima do objeto focado, fazendo com que ele ocupe todo o espaço, sem deixar grandes espaços à sua volta.


Bob Cuspe

Protagonista da tirinha criada por Arnaldo Angeli Filho, mais conhecido como Angeli, um dos mais importantes chargistas brasileiros.


Gabriel Nóbrega

Um dos maiores motion designers do mercado. Aos dez anos, criou um estúdio improvisado na garagem de casa chamado Animatório e logo começou a fazer experiências com stop motion.


Méliès Faculdade

Instituição referência em educação em artes digitais, cujo nome homenageia George Méliès, importante cineasta francês, reconhecido por realizar experimentos pioneiros no cinema. A faculdade oferece cursos de graduação presenciais e online, além de cursos livres e de pós-graduação.


Vetor Zero

Produtora reconhecida no mercado audiovisual brasileiro pelas produções audiovisuais de animação e 3D.


Enquadramento

Um dos aspectos mais importantes do filme, pois é por meio do enquadramento que os diretores decidem quais elementos irão compor determinada cena do filme e, assim, definem como a mensagem será transmitida.


Curtiu o post? Procure a Duda no Insta: @dudarodrigues4921

1 view
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now