Search
  • Criativos

A rotina de um produtor cultural e os bastidores do teatro, com Edinho Rodrigues

Você sabia que o teatro é uma das artes mais antigas do mundo? Sua origem está na Grécia antiga, mais precisamente no século VI a.C., quando eram realizadas as festas dionisíacas, em homenagem ao deus Dionísio.


Na mitologia grega, Dionísio rege a natureza, a alegria e o teatro. Além disso, inspira a fertilidade e também é chamado de deus da libido (uh, là là!). O teatro, que inspirou muitas outras expressões artísticas, como o cinema, conta com uma equipe relativamente grande de profissionais, que trabalham juntos para montar o espetáculo.


Dentre esses profissionais, como ator, figurinista, cenógrafo e tantos outros, existe o produtor cultural. Principalmente por se encontrar nos bastidores, não ouvimos falar muito dessa função. Mas não tem problema, porque, segundo nosso entrevistado, o produtor cultural Edinho Rodrigues, "as pessoas só lembram da produção quando algo dá errado", brinca ele (mas não deixa de ser verdade!). Já deu pra sacar a importância desse profissional para que a peça saia do papel, né?


Além de cuidar dos espetáculos teatrais, Edinho também produz eventos corporativos, tudo por meio de sua produtora Brancalyone. Nome curioso? Quer entender de onde veio a ideia? Assista ao vídeo do bate-papo com Edinho, que foi ao ar na primeira temporada da websérie Profissões da Economia Criativa. Também continue lendo esse post, que a gente explica direitinho alguns termos mencionados pelo entrevistado. Bora lá?

Fundação das Artes

Se, dentro de você vive, um entusiasta da arte, a Fundação das Artes é perfeita para lapidar seus talentos e te tornar um verdadeiro e completo artista. Ela está localizada em São Caetano do Sul, município de São Paulo, e abriga escolas de teatro, música, dança e artes visuais. Lá, você pode seguir o conselho de Edinho, que é, basicamente, se tornar multitarefas no mundo artístico, agarrando sempre qualquer oportunidade de trabalho e aprendizado. Afinal, além de todas essas modalidades, a Fundação também oferece curso de Produção Cultural.


Teatro de rua

As equipes de teatro de rua espalhadas pelo mundo realizam peças teatrais em espaços abertos, fazendo com que o trabalho do ator seja ainda mais importante. Afinal, o corpo e a voz dos artistas se tornam ferramentas primordiais na construção da narrativa.


Marco Ricca

Ator e cineasta brasileiro. Atuou em grandes produções nacionais, dentre elas filmes, séries e novelas. Um de seus trabalhos mais recentes foi a série da Globo "Os Dias Eram Assim" (indicamos!), com um enredo interessante e comovente, que tem como cenário a Ditadura Militar brasileira (1964-1985). Na história, Marco interpreta Amaral, um delegado corrupto.


Ulysses Cruz

Diretor brasileiro, dirigiu grandes nomes da atuação no Brasil, como Maria Betânia, Cássia Kis, Antônio Fagundes, Tarcísio Meira, Marília Gabriela e Regina Duarte. Entre os anos de 1997 a 2016, foi diretor artístico na Globo e comandou o Criança Esperança até 2012, além das novelas Eterna Magia, Sabor da Paixão e Estrela Guia, e as minisséries Um Só Coração e Muralha.


Teatro Sérgio Cardoso

Teatro brasileiro fundado em 1980 na rua Rui Barbosa, no bairro da Bela Vista, centro de São Paulo. O teatro possui cinco salas de ensaio, quatro voltadas para dança e teatro e uma destinada à leitura.


Marília Pêra

Marília foi uma importante atriz, cantora e diretora teatral brasileira. Ao longo de sua carreira, conquistou 80 prêmios, atuou em 49 peças, 29 novelas e mais de 20 filmes. Imagina a responsa do Edinho em iniciar a carreira produzindo um espetáculo com Marília Pêra no elenco? Haja fôlego! Marília faleceu em dezembro de 2015, no Rio de Janeiro, e seu último trabalho na televisão foi "Pé na Cova", série humorística da Globo.


Fundação Armando Alvares Prateado

A FAAP é uma das mais privilegiadas instituições de ensino superior privada no Brasil. Com caráter filantrópico, possui campus em três cidades: São Paulo - no famoso bairro de Higienópolis -, Ribeirão Preto e São José dos Campos. A fundação conta com diversos cursos, dentre eles, o curso tecnológico em Produção Cultural. Além disso, também oferece cursos livres, como Eventos, Idiomas e Teatro para Executivos, que "apresenta ferramentas das artes cênicas para apoiar a comunicação e o contato interpessoal de profissionais corporativos".


Escola Superior de Propaganda e Marketing

A ESPM é uma importante instituição de ensino superior brasileira, com campus em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Florianópolis. A ESPM oferece diversos cursos ligados à comunicação, como Cinema e Audiovisual, Design, Jornalismo e Publicidade e Propaganda, além dos cursos de pós-graduação.


Lei Rouanet

Oficialmente, "Lei Federal de Incentivo à Cultura", é considerada o principal mecanismo de fomento à cultura no Brasil. Essa lei permite que empresas e pessoas físicas destinem uma parte do Imposto de Renda a projetos culturais. Para pessoas físicas, o limite de dedução do imposto é 6%, enquanto, para pessoas jurídicas, o limite é um pouco menor, 4% (no caso de doação, essa dedução sobe para 6%).


O Incrível Exército de Brancaleone

Clássico italiano, o filme retrata os costumes da cavalaria medieval por meio de uma comédia satírica. Na Itália, recebeu os prêmios de melhor fotografia, melhor figurino e melhor trilha sonora, tendo como contexto histórico a Baixa Idade Média, época da crise do sistema feudal, em que a sociedade enfrentou a fome, a peste negra e os povos considerados "bárbaros". Além disso, aborda as questões do feudalismo e do poder da Igreja Católica. Como disse Edinho, é uma história inspirada no livro do escritor espanhol Miguel de Cervantes, "Dom Quixote", muito amado por nosso entrevistado.


Confira o site da Brancalyone Produções aqui.

Vem dar uma olhada no insta do Edinho e da Brancalyone: @edirodri e @brancalyone


0 views
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now