Search
  • Criativos

A trajetória e a rotina de uma tatuadora, com Marie Lopes

Se você curte desenho e pintura, talvez já tenha ouvido de um amigo: "Desenha isso aqui na minha pele?". É muito comum que, antes da tatuagem definitiva, as pessoas façam um teste, com uma caneta permanente, por exemplo (se você nunca fez, fica aí a dica!), para ver se é o que realmente querem e se o desenho combinou naquela determinada parte do corpo. E aí, com isso, sempre vem o pensamento: "Como eu me sairia tatuando alguém de verdade?".


Se você é apaixonado por artes visuais, mas não sabe direito quais caminhos profissionais pode seguir para unir trabalho e paixão, essa entrevista é para você! Marie Lopes é tatuadora especialista em aquarela e passou por uma longa trajetória até se encontrar na arte de tatuar. Durante o bate-papo, ela fala sobre seus estudos, treinos, preparação e, principalmente, experiências, até se tornar uma tatuadora bem conhecida em São Paulo.


No vídeo, você também vai compreender a importância de adquirir conhecimentos de diferentes áreas. Afinal, o trabalho de uma tatuadora-empreendedora vai muito além da tatuagem em si! Além disso, a Marie explica alguns termos e práticas do mundo das tattoos, tudo sempre muito dinâmico e interessante.

Empreender é sinônimo de inovar, e disso a Marie entende bem! Quer saber mais? Continue o post para entender ainda melhor todo esse rolê.


Workshop

É a tradução literal para "Oficina". Basicamente uma reunião de pessoas interessadas nos mesmos assuntos, que buscam aprofundar seus conhecimentos e, assim, aprender com quem está ensinando. Os workshops podem ser em formato de palestras e/ou mediação de alguém mais experiente nos temas abordados.


Guest

Guest significa convidado. Assim como a Marie explicou na entrevista, o "guest", no mundo das tattooos, é uma espécie de intercâmbio de tatuadores. Os profissionais utilizam esse termo para designar quando um estúdio convida ou cede espaço para um tatuador de outra região, cidade, estado ou país. Isso é muito importante tanto para os tatuadores, pois, desse modo, adquirem mais conhecimento e aumentam o público, quanto para os clientes, que têm a possibilidade de tatuar com profissionais que admiram, mas que trabalham em locais distantes, por exemplo.


Old School

É o estilo mais antigo de tatuagem ocidental, que se tornou muito popular desde o início do século XX. Algumas de suas características são traços firmes e grossos, além de uma paleta limitada de cores, que costumam ser bem fortes. Nesse caso, os tatuadores usam e abusam dos tons escolhidos, não tem economia! Separamos um exemplo para você ter uma ideia melhor de como são as tatuagens Old School.

Imagem: Universo Retrô/Pinterest


Black Work

Em tradução livre, quer dizer "trabalho preto", com desenhos sempre produzidos em tinta preta. É um estilo bem antigo no mundo das tatuagens, pois, nos primórdios dessa arte, o acesso à tinta colorida não era tão fácil quanto é hoje. Atualmente, apesar das tattoos pretas não serem a única possibilidade, o estilo reúne diversos fãs pelo mundo, como a Marie, especialmente no início de sua carreira.

Imagem: Body Art Guru


Tatuagem Aquarela

A Watercolor Tattoo, mais conhecida no Brasil como Tatuagem Aquarela, é um dos estilos mais procurados atualmente (se você pensar em aderir ao modelo, já tem uma dica de quem procurar!) e se assemelha muito às pinturas em telas e papéis. Perfeito para quem quer fugir do clássico, nesse caso, os tatuadores utilizam a técnica de aquarela para criar desenhos fluídos, com traços leves e cores vibrantes, até mesmo em neon.

Imagem: Tatuagens Ideias


Flash Day

Como explicado pela Marie, o Flash Day é um dia dedicado a tatuar Flash Arts, desenhos prontos e rápidos de serem executados. Nesse caso, as tatuagens são pequenas, todas inseridas em um estilo específico, e criadas pelo tatuador especialmente para o evento, que é uma ótima oportunidade para gastar pouco e fazer a primeira tatuagem, por exemplo. Afinal, com um desenho pequenininho, você vai se acostumando com todo o processo da tattoo.


Biossegurança

É o conjunto de ações voltadas à prevenção e proteção do cliente. Como a Marie disse, é imprescindível que a tatuagem seja feita em um ambiente limpo e que o tatuador se preocupe em realizar todos os procedimentos necessários antes, durante e após o processo. Um dos procedimentos mais importantes é informar ao cliente sobre os cuidados com a tattoo nos primeiros dias, além dos alimentos que podem ou não serem ingeridos.


Inxxta da Marie: @marielopes.art (tá cheio de inspirações lindas pra você se apaixonar!).


2 views
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now