Search
  • Criativos

Arte, história e reflexão: conheça a rotina de uma ilustradora

Lolla Angelucci, como a maioria dos ilustradores, é apaixonada por desenho desde a infância. Ao longo de sua carreira, fez diversos tipos de trabalhos, todos voltados à arte, transitando por diversas vertentes da ilustração. Mas, sempre com um objetivo em comum: contar histórias e provocar reflexões com seus desenhos. Na entrevista, ela conta um pouco de sua vida, que consiste em uma de suas maiores inspirações no trabalho, e também fala sobre as mudanças no mercado de trabalho, com dicas incríveis para quem quiser começar nessa área supercriativa. Bora assistir?


Artes Visuais


As pessoas que se formam em Artes Visuais podem atuar tanto na área das artes plásticas (profissionais que criam diferentes tipos de obras de arte, como grafite de rua, peças geradas no computador, parte gráfica de impressos, como jornais, revistas e livros, capas de disco e caderno, cenário, figurino de peças teatrais, etc.), quanto na indústria cultural, como ilustrador, desenhista, designer, fotógrafo, diretor de arte, curador, gestor cultural, crítico de arte, cenógrafo, museólogo e tantas outras profissões. Basicamente, é essencial que esses profissionais tenham habilidades de percepção, reflexão, produção e crítica.

Feminismo


Segundo os historiadores, o Feminismo é um movimento social que surgiu após a Revolução Francesa. No geral, ele tem como objetivo lutar contra o machismo e, assim, promover igualdade entre os gêneros, tudo isso por meio do empoderamento feminino e da libertação dos padrões patriarcais. Esse movimento é dividido em diversas vertentes, que propõem realizar a militância de diferentes formas. Dentre as principais, encontram-se o Feminismo Liberal, Feminismo Radical, Feminismo Marxista e Socialista, Ecofeminismo e Feminismo Interseccional.


Oliver Jeffers

Artista, ilustrador e escritor da Irlanda do Norte, que, atualmente, vive e trabalha no Brooklyn. Seu trabalho se estende por vários meios, desde ilustração à pintura e instalação.


Sketchbook

Livro ou caderno com páginas em branco para desenhar esboços, frequentemente utilizado por artistas para desenhar e pintar, como parte do processo criativo. É muito comum que os sketchbooks dos artistas famosos sejam vendidos para fãs e colecionadores.


Bottons

Objetos que apresentam conteúdo proporcional, publicitário ou apenas decorativo. Na maioria das vezes, são redondos e, no caso dos bottons decorativos, são muito utilizados por fãs de algo representado nos objetos. Os bottons são pregados nas roupas, mochilas e estojos por meio de um alfinete e podem indicar adesão a algum movimento, causa, ideia ou a um candidato ou partido político.


Powerpoint

Programa utilizado para criação/edição e exibição de apresentações gráficas, que podem ter diferentes objetos, como apresentar uma ideia, projeto, trabalho e outros conteúdos.


Público Final

Consumidor final de um serviço ou produto, atingido sem intermédio de uma outra pessoa ou empresa.


Aquarela

Técnica de pintura em que as tintas são dissolvidas em água e não se sobrepõem. A aquarela é utilizada para diversas finalidades e em diferentes materiais, como papel, couro e tela.


Guache

Tinta feita à base de água. É semelhante à aquarela, porém mais opaca e com uma consistência mais líquida, por conta da maior utilização de aglutinantes (qualquer material ou substância que une dois ou mais materiais, formando um produto unido mecanicamente, quimicamente, por adesão ou coesão). No caso da guache, o aglutinante utilizado é a goma líquida, fazendo com que essa tinta tenha grande poder de cobertura.


Acrílica

Tinta sintética solúvel em água, que pode ser usada em camadas finas ou espessas e permite combinar técnicas de pintura a óleo e aquarela.


Cores pastel

Os tons pastel pertencem a uma família de cores claras que, ao serem utilizadas em diversos tipos de trabalhos artísticos, podem transmitir a sensação de delicadeza e suavidade.


Desenho Digital

De acordo com o site Kapulana, é uma técnica de ilustração utilizada por artistas com o objetivo de criar desenhos no computador. Nesse caso, o profissional tem acesso a uma tela virtual e a diversas ferramentas digitais, como pincéis, capazes de simular texturas de tintas, como óleo, aquarela e acrílica.


Mesa Digital

Segundo o site Clube do Design, é uma das ferramentas atualmente utilizadas por designers. Ela permite que o artista transmita suas ideias, de um jeito mais rápido e prático, para o computador. Além disso, a mesa digital, também chamada de mesa gráfica, é uma ótima opção para evitar LER (Lesão por Esforço Repetitivo), geralmente causada pelo uso exagerado do mouse.


Brushes

Os brushes são uma das ferramentas utilizadas pelos ilustradores nos softwares e programas de edição, como Illustrator e Photoshop. Nesse caso, os brushes assumem a função de pincéis.


Didático

De acordo com o E-Docente, é o principal recurso utilizado nas salas de aula no processo ensino-aprendizagem. Mesmo que a tecnologia tenha proporcionado outras ferramentas que permitem o acesso ao conhecimento, nem sempre esses recursos chegam a todas as regiões do país. Por isso, os livros didáticos ainda assumem papel fundamental durante as aulas. Eles devem estar de acordo com o projeto político-pedagógico da escola, proporcionar conhecimento autorizado e ajudar a relacionar o conteúdo à realidade dos alunos.


Paradidático

Recurso utilizado para complementar o conhecimento do aluno, promovendo aprofundamento das informações abordadas em sala de aula, geralmente por meio do livro didático. Esses livros costumam ser temáticos, tratando de assuntos específicos a serem trabalhados pelo professor e seus alunos e apoiando a realização de atividades curriculares e extracurriculares. Podem conter histórias fictícias para ilustrar um conhecimento e devem se adequar à filosofia escolar, idade e realidade do estudante.


Black Power

Penteado muito popular entre os negros na década de 1960 e 1970. Esse cabelo é caracterizado pela liberdade dos cachos e crespos em suas mais variadas texturas.


Alopecia

Perda de cabelo em parte da cabeça ou do corpo.


Huffpost

Agregador de blogues estadunidense, criado por Ariana Huffington e Kenneth Lerer, lançado em 9 de maio de 2005. A versão Huffpost brasileira é a primeira na América Latina e o sexto criado fora dos Estados Unidos, atrás das versões britânica, canadense, espanhola, francesa, alemã e italiana.


Fátima Bernardes

Fátima Gomes Bernardes é uma jornalista e apresentadora brasileira da Rede Globo. Iniciou sua carreira como repórter na emissora em 1987 e ficou nacionalmente conhecida em 1989, quando se tornou apresentadora do Jornal Nacional. Também passou pelo Fantástico, Jornal Hoje e, a partir de 2012, passou a ter um programa durante as manhãs, chamado Encontro com Fátima Bernardes.


Lior

Fotógrafo israelense autodidata. Lior viaja bastante e combina seus hobbies, como escaladas de montanhas, às suas fotografias. Fotos panorâmicas são suas especialidades, mas, atualmente, está tentando se abrir para outros ramos dessa arte.


Portfólio

Lista de trabalhos de um profissional, empresa ou estudante. O portfólio reúne todos as atividades realizadas que se relacionem com o negócio a ser fechado e, por meio dos exemplos apresentados, pode ajudar a convencer o cliente de contratar o serviço.


John Winston Ono Lennon

Cantor, compositor e ativista da paz britânico. Foi um dos fundadores do Beatles, a banda de maior sucesso comercial na história da música popular. Sua parceria de composição com Paul McCartney foi uma das mais famosas do mundo.


Figuras de Linguagem

Também chamadas de figuras de estilo ou figuras de retórica, são técnicas que o narrador pode utilizar para causar determinados efeitos aos ouvintes ou leitores de um texto, proporcionando maior ênfase à comunicação e tornando-a “mais bonita”.


Quer conhecer mais o trabalho da Lolla? Procure no Insta: @coisasdalolla

3 views
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now