Search
  • Criativos

As novas tendências do jornalismo, com Marione Tomazoni

Faz bastante tempo que o jornalismo já não se resume a textos longuíssimos, noites em claro com muita cafeína (ok, até aí a gente sabe que não mudou tanto...) e tudo o que nos remete à prática tradicional da profissão. Atualmente, com as novas diretrizes da comunicação, em um ambiente repleto de influenciadores digitais, onde todos podem se tornar produtores de conteúdo, é natural que os jornalistas se adaptem ao novo cenário.


Marione Tomazoni, assessora de imprensa voltada a projetos culturais, iniciou sua carreira quando a internet começava a se popularizar, algo que exigiu muita adaptação logo cedo. A versatilidade e a paixão por arte e cultura foram aliadas na busca pelo caminho certo na profissão. Desde seu tempo de universitária, a entrevistada conta ter frequentado eventos que forneceram um grande repertório cultural para a produção de seu Trabalho de Conclusão de Curso (o famoso TCC) e, principalmente, para sua futura rotina profissional. Além disso, Marione também construiu uma rede interessante de networking, requisito básico para crescer na área da comunicação.


Produção e assessoria são duas das funções mais dinâmicas e populares no jornalismo. No vídeo, nossa convidada explica direitinho como dar os primeiros passos para fazer parte desse mundo. Ela também relata algumas experiências interessantes e, claro, fala sobre seu trabalho na TZM Entretenimento, especializada em assessoria de imprensa e projetos culturais. Não vai perder, né?

Amir Labaki

Jornalista, crítico de cinema, curador e escritor brasileiro. Em 1996, fundou e se tornou curador do É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários. Além disso, foi por duas vezes diretor técnico do Museu da Imagem e do Som de São Paulo.


Mostra de Cinema de São Paulo

Festival cinematográfico que ocorre anualmente na cidade de São Paulo. Os filmes são exibidos em cinemas, espaços culturais e museus espalhados pela capital, incluindo projeções gratuitas e ao ar livre.


Orquestra Jazz Sinfônica Brasil

Orquestra brasileira fundada em 1989 por meio de uma iniciativa da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. É formada por 70 músicos, com um repertório composto por arranjos sinfônicos, principalmente por obras da música popular brasileira e música popular internacional.


Billy Elliot

Musical sobre a história de um menino filho de mineiro, que vê sua vida mudar quando assiste a uma aula de balé. Billy descobre um talento natural para dança e fica dividido entre sua nova paixão e os problemas com a família, que não aceita a atividade.


Alvin Ailey American Dance Theater

Companhia de dança moderna em Nova York, fundada em 1958 pelo coreógrafo e dançarino Alvin Ailey. É composta por 32 dançarinos, liderados pelos diretores artísticos Robert Battle e Matthew Rushing.


Casa de Vidro

Projetada pela arquiteta italiana Lina Bo Bardi e construída entre os anos 1950 e 1951, na região do Morumbi, em São Paulo. Foi a primeira casa construída no chamado Jardim Morumby, sendo abrigada em um loteamento da Fazenda de Chá Muller Carioba.


Eduardo Coutinho

Cineasta e jornalista brasileiro, considerado por muitos como o maior documentarista do cinema nacional. Sua marca era realizar filmes que contassem a história de pessoas consideradas comuns.


Junkets

Evento que reúne jornalistas com o intuito de divulgar uma ação ou produto, como filmes e livros. As junkets contam com três das mais famosas práticas jornalísticas: cabine (quando profissionais da imprensa conferem o produto - exemplo: assistem ao filme), entrevista coletiva (quando diversos profissionais de diferentes veículos entrevistam uma personalidade de destaque) e entrevista individual (quando a(s) personalidade(s) são entrevistadas por um jornalista de cada vez, cada um proveniente de um veículo diferente).


Entendeu tudo? Qualquer dúvida, é só nos chamar no probleminha! ;)


Confira também a TZM no Instagram: @tzmentretenimento

0 views
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now