Search
  • Criativos

Canal do Youtube lança websérie para ajudar jovens a escolher suas profissões

Todos os empreendimentos que usam a criatividade como insumo na produção de bens, serviços e processos”: é assim que Christiano Braga, primeiro entrevistado da terceira temporada da websérie “Profissões da Economia Criativa” define o mercado que tem recebido tanta atenção no mundo – especialmente em tempos de quarentena.

Música, produção cultural, políticas públicas, economia colaborativa, produção editorial, criação de conteúdo, tecnologia, moda e gastronomia são alguns dos temas abordados nos 12 episódios da websérie que tem estreia marcada para o dia 5 de maio, às 19h, no canal Cult Cultura, no Youtube (http://youtube.com/cultcultura). Foram entrevistados 12 profissionais que contaram sua experiência na área, especialmente na criação e manutenção de seus negócios. Além da websérie, que apresenta um conteúdo de cerca de 15 minutos, também foi produzido um podcast com a entrevista completa de cada um dos profissionais.

Nossa curadoria se empenhou em apresentar a diversidade na área: entrevistamos mulheres, negrxs, trans e PcD [pessoa com deficiência] a fim de criar uma representatividade e inspirar o maior número de jovens possível”, conta Thais Polimeni, curadora, diretora e entrevistadora dessa temporada.

A websérie “Profissões da Economia Criativa” foi criada a partir da observação de Thais Polimeni e Leonardo Cássio, criadores da Cult Cultura, sobre os vídeos mais assistidos no canal: “Percebemos que grande parte do nosso público é formado por jovens interessados em dicas de redação para o ENEM. Como não somos pedagogos, decidimos criar um conteúdo para esse público, que dialogasse com o nosso objeto de estudo: a Economia Criativa. A escolha da profissão é uma das fases mais decisivas da vida adulta, então decidimos mostrar que é possível trabalhar com o que gosta e ganhar dinheiro com isso. Assim surgiu a websérie”, relata Leonardo Cássio.

As duas primeiras temporadas foram realizadas com recursos próprios e resultaram em 26 entrevistas com profissionais da Economia Criativa, com nomes como Cristiane Wersom, atriz, dramaturga e apresentadora do programa “A Culpa é da Carlota”, exibido no Comedy Central; Barbara Demerov, crítica de cinema do site Adorocinema; Erick Jay, primeiro brasileiro a ser campeão do DMC World, maior campeonato de DJs do mundo; e Jorge Araújo, um dos maiores nomes do fotojornalismo brasileiro. Essa terceira temporada foi contemplada pelo edital do ProAC – Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, o que possibilitou a profissionalização da obra audiovisual, com a criação de comunicação visual, cenário e trilha sonora originais, além da produção de novos subprodutos, como podcast, livro, landing page e e-book.

Somos grandes entusiastas dos profissionais da Economia Criativa. São pessoas que aliam o amor ao desejo pela mudança, promovendo o desenvolvimento econômico e social. Como passar a quarentena sem os profissionais Economia Criativa? Hoje, mais do que nunca, vemos a importância do investimento nessa área para a saúde física, mental e financeira da população mundial”, pontuam os criadores da websérie “Profissões da Economia Criativa”.

Os episódios serão postados no canal do Youtube da Cult Cultura: http://youtube.com/cultcultura, de forma gratuita e irrestrita. Os programas de podcast serão publicados nas principais plataformas de áudio um dia pós a postagem do vídeo. A landing para recebimento do e-book será lançada dia 28 de abril, junto um teaser da terceira temporada.

Veja abaixo o calendário de publicação dos episódios da websérie “Profissões da Economia Criativa”:

5 de maio de 2020, 19h

Christiano Braga, coordenador de projetos de Economia Criativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Descrição breve: Christiano Braga é especialista em Cultura e Desenvolvimento. Já integrou a equipe do Sebrae, da APEX, tendo criado programas para o desenvolvimento do empreendedorismo na Economia Criativa com a inserção de profissionais em eventos internacionais, como o SXSW, por exemplo.

7 de maio de 2020, 19h

Samira Almeida, editora de livros digitais

Descrição breve: criadora do Storymax e Inventeca, Samira Almeida é editora de livros digitais interativos com foco no público infantil. Já ganhou prêmios nacionais e internacionais, como o Prêmio Jabuti e o Festival Prix-Jeunesse Iberoamericano ComKids.

12 de maio de 2020, 19h

Vanessa Soares, dançarina e produtora cultural

Descrição breve: fundadora da Movimentar Produções, Vanessa Soares produz artistas e projetos de dança, música, teatro e esporte, sempre promovendo a equidade de gênero e a cultura afro. É pesquisadora do afrobeat e dançarina da Funmilayo Afrobeat Orquestra, grupo feminino de afrobeat.

14 de maio de 2020, 19h

Cecilia Arbolave, editora de livros e empreendedora da área editorial

Descrição breve: Cecilia Arbolave é empreendedora serial da área editorial. Sócia da Lote 42, Banca Tatuí e Sala Tatuí, Cecilia também promove eventos como a Feira Miolos e Printa-Feira.

19 de maio de 2020, 19h

Josoé Polia, maestro

Descrição breve: fundador da Filafro, Josoé é maestro e engenheiro. Pesquisador da etnomusicologia, promove a música brasileira por meio de apresentações que unem diversos ritmos e formatos.

21 de maio de 2020, 19h

Fernanda Custódio, fundadora da loja colaborativa Transludica

Descrição breve: Fernanda foi a primeira mulher trans a subir no palco do programa Shark Tank, no mundo, junto com o sócio agênero Guttervil. É fundadora da loja colaborativa Transludica, que promove o empoderamento de pessoas trans por meio da independência financeira.

26 de maio de 2020, 19h

Mauro Calixto, fabricante de cordas para violino, viola e violoncelo

Descrição breve: Economia Criativa também é indústria – Mauro Calixto criou uma fábrica para produzir cordas para violino, viola e violoncelo a preços justos e de boa qualidade.

28 de maio de 2020, 19h

Naná Feller, especialista e empreendedora da economia colaborativa

Descrição breve: sócia do Partio, plataforma crowdfunding, e do Ene Consultórios, coworking com foco em profissionais da saúde, Nana Feller foi vencedora do Prêmio Empreendedora do Ano, promovido pelo programa Criativar.

2 de junho de 2020, 19h

Ruth Lopes, criadora de conteúdo digital

Descrição breve: criadora dos blogs e perfis “Mulher Negra e cia” e “Opinião da Preta”, o conteúdo criado e divulgado por Ruth Lopes tem, como foco, o empoderamento feminino, especialmente da mulher negra.

4 de junho de 2020, 19h

Fernanda Carvalho, fabricante de bolsas para fotógrafos

Descrição breve: Fernanda Carvalho é sócia da Press Fashion, empresa que desenvolve e comercializa bolsas, coletes e pochetes para fotógrafos e fotojornalistas. É também manager de artistas musicais e marketing do site Fotos Públicas.

9 de junho de 2020, 19h

Carlos Cândido, criador de projetos com Drones

Descrição breve: cientista e pesquisador, Carlos Cândido é fundador do Drone Lab, empresa que promove a utilização dos drones em diversas áreas, desde o entretenimento (como a corrida de Drones), como a saúde (como a utilização de drones para descobertas de focos do mosquito da dengue).

11 de junho de 2020, 19h

Jéssica Pereira, fundadora do Bellatucci Café

Descrição breve: primeira empreendedora com Síndrome de Down a se formalizar no Brasil, Jéssica Pereira é sócia do Bellatucci Café, que também emprega colaboradores com Síndrome de Down.

Sobre a Terceira temporada da websérie “Profissões da Economia Criativa”

Publicada no canal da Cult Cultura (http://youtube.com/cultcultura), a terceira temporada terá legenda em todos os episódios, a fim de contemplar os espectadores com algum grau de deficiência auditiva.

Contribuindo para a democratização da cultura, serão disponibilizados mais 3 subprodutos:

- Podcast: as entrevistas completas poderão ser acessadas pelas principais plataformas de áudio, em “Profissões Economia Criativa”, um dia após a publicação do episódio no canal do Youtube;

- E-book: será lançado um e-book com todas as entrevistas no dia 16 de junho;

- Livro: serão doados livros com as entrevistas para Instituições e Escolas Públicas. Para indicar alguma entidade, envie um e-mail para oi@cultcultura.com.br e assista às lives do Instagram da Cult Cultura (http://instagram.com/cultcultura)

Ficha Técnica

Curadoria, Direção e Entrevistas: Thais Polimeni

Assistente de Produção: Leonardo Cássio

Direção de Fotografia e Câmera: Águeda Amaral

Som Direto: Gabriel Sandy Pestana

Cenário: Bianca Di Priolo

Trilha Sonora: Marcela Biasi

Maquiagem: Paloma Castro

Edição e Montagem: Igor Preciso

Comunicação Visual: Bemd Comunicação

Apoio: BM Neto Advogados

Estagiária: Thábata Bauer

Realização e Produção: ProAC, Cult Cultura, Carbono 60, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Governo do Estado de São Paulo

Sobre a Cult Cultura

Criadora de conteúdo do Grupo Carbono 60, completou 10 anos em novembro de 2019. Iniciou as atividades na área de projetos culturais na Incubadora de Empresas da Universidade Mackenzie, sendo a primeira startup cultural da Instituição.

Com experiência em diversas áreas da cultura, a Cult Cultura produz conteúdo em texto, vídeo e áudio para projetos próprios e de clientes, como o Goethe-Institut. Para 2020, além da estreia da terceira temporada da websérie Profissões da Economia Criativa, também irá lançar o podcast “As Minas Gerais”, com foco em equidade de gênero; o espetáculo “Um Sonho de Herói”, voltado para o público infantil; e o livro “Latíbulo: Escrever é Terapia. Publicar é Coragem”, com contos e crônicas de Leonardo Cássio e Thais Polimeni.

Acompanhe as novidades em: http://cultcultura.com.br, http://youtube.com/cultcultura e http://instagram.com/cultcultura.

Contato para Imprensa

Thais Polimeni: thais@cultcultura.com.br e 11 9 8269-9279

Leonardo Cássio: leonardo@cultcultura.com.br e 11 9 8747-8893

0 views
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now