Search
  • Criativos

Conheça o trabalho de um programador, com Ken Rosaka

Updated: Aug 7

O mercado da tecnologia cresce cada vez mais no Brasil e no mundo, especialmente na área de games. Segundo nosso entrevistado, Ken Rosaka, há muito tempo, os jogos já deixaram de ser algo apenas direcionados a crianças e adolescentes. Hoje em dia, pessoas de todas as idades usufruem dessa tecnologia, principal razão pela qual profissionais criativos são muito requisitados em empresas de jogos no mundo todo.


Como todo trabalho, cada programador também tem seu público-alvo. Justamente por isso, é tão importante que o processo criativo conte com uma equipe multidisciplinar, capaz de pensar detalhadamente em todas as etapas de criação, desde roteiro até soluções de segurança para os jogos e os clientes, por exemplo.


Durante a entrevista, Ken Rosaka fala sobre sua trajetória até chegar à programação, que envolve até mesmo publicidade e design. Além disso, também dá dicas para os profissionais que desejam seguir esse ramo sempre em crescimento. Para começar, basta ter muita força de vontade, foco e desejo de aprender. Afinal, a internet está aí pra te auxiliar! Bora colocar a mão na massa?


Publicidade e Propaganda (curso)

O curso de PP ensina o estudante a utilizar sua criatividade e capacidade comunicativa para divulgar produtos, serviços, ideias e marcas. O profissional pode trabalhar na construção de uma imagem melhor para as empresas, atuando em agências de publicidade ou como autônomo, e criando peças destinadas a diversos canais de comunicação, como televisão, impresso e digital.


Animação em Flash

Animações criadas no programa Adobe Flash, um programa usado para criar desenhos vetoriais, composto de curvas, elipses, polígonos, entre outros vetores matemáticos. Essas animações só podem ser vistas em sites se o usuário utilizar um navegador compatível, que suporte esses arquivos. Para obter esse acesso, basta instalar o plugin por meio do Flash Player, aplicativo disponível gratuitamente pela Adobe.


JWT

A mais antiga agência de publicidade do mundo. É uma multinacional de origem estadunidense, que possui como clientes grandes marcas, como HSBC, Ford, Nestlé, Shell, Pfizer e Vodafone.


Freela

Trabalho avulso, quando o profissional não possui vínculo empregatício com o contratante, ou seja: um trabalho realizado por conta própria. Nesse caso, o profissional é remunerado de acordo com a tarefa realizada.


Demanda

Quantidade de um bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir. Define a procura do público-alvo pelo o que a empresa oferece.


PHP

Linguagem de script muito utilizada e adequada para o desenvolvimento web, que pode ser embutida ao HTML, conjunto de códigos usado como marcação na construção de páginas da internet.


Wordpress

A ferramenta de criação de blogs, sites e lojas virtuais mais utilizada no mundo.


Customizar

Sinônimo de "personalizar", atribuir caráter pessoal a um objeto ou a ações, tornando-os sua cara.


Loggi

Loggi é uma startup que conecta motoboys aos clientes, sejam pessoas físicas ou jurídicas. Tem motoboy para escritórios, delivery para restaurantes e entregas para e-commerce.


IBM

Multinacional conhecidíssima que busca oferecer soluções rápidas e criativas para problemas de gerenciamento de informação. Atualmente, desenvolve, fabrica e vende hardware e software, incluindo sistemas de inteligência artificial. Também trabalha com infraestrutura de tecnologia da informação, serviços de armazenamento de dados, hospedagem de sites, consultorias de negócios, entre outros.


Alocado

Quando um colaborador de um prestador de serviços trabalha no espaço físico do cliente. Normalmente, isso acontece na área da tecnologia, pois é quase impossível que as empresas tenham um profissional especializado em cada uma das linguagens de programação disponíveis no mercado.


EduK

Foi lançada em 2013 pelo técnico da Seleção Brasileira Masculina de Vôlei, Bernardinho, em conjunto com os sócios Eduardo Lima e Robson Catalan. Por meio dos cursos online, a plataforma de ensino educa e ajuda outros empreendedores a iniciarem seus empreendimentos e, assim, fomenta a existência de outras startups.


LinkedIN

Rede social de negócios fundada em dezembro de 2002 e lançada em 5 de maio de 2003, com o intuito de conectar profissionais do mundo todo e apoiar oportunidades de parcerias.


Game House

A Game House é uma empresa que, em parceria com as organizações RealArcade e Zylom, criou uma plataforma online com milhares de jogos e, após um tempo, passou a trabalhar também com jogos para celulares.


Redator

É o profissional que vai escrever as frases que aparecem nos jogos. Atua em parceria direta com os roteiristas, que criam as histórias.


Background

É a experiência anterior do profissional.


Loja

Serviço de distribuição digital de aplicativos, jogos, filmes, livros, músicas, programas de televisão, etc., como a Play Store, desenvolvida e operada pelo Google, e a App Store, desenvolvida pela Apple.


iOS

Sistema operacional exclusivo para aparelhos Apple.


Roteirista

É quem vai direcionar a história a ser desenvolvida no jogo, como, por exemplo, a jornada dos personagens. Esse profissional se esforça para criar uma história impactante e envolvente, para que o jogador se sinta totalmente inserido na experiência.


Software

São os programas e aplicativos instalados no computador ou celular (o hardware é o aparelho, por exemplo).


E aí? Gostaram da explicação? Qualquer dúvida, é só comentar aqui! E não se esqueçam de seguir o Ken no Insta: @ken_rosaka

Até a próxima!

2 views
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now