Search
  • Criativos

Conheça o trabalho de uma arte-educadora, com Samira Jonas

Updated: Aug 7

Apesar de muitos ainda não compreenderem direito a relação entre arte e educação, as duas trabalham sempre juntas para o desenvolvimento pessoal e profissional. Afina, o que seria de nós se não pudéssemos contar com a arte para nos expressar? Textos, desenhos, pinturas, teatro, dança, música e tantas outras modalidades artísticas contribuem para o afloramento da criatividade, para o autocontrole, organização, concentração e tantas outras qualidades essenciais para o êxito na vida acadêmica e, posteriormente (ou até simultaneamente!), na carreira escolhida.


Nesta entrevista, Samira Trindade Jonas fala sobre sua formação de psicóloga e como foi se inserir no ambiente da educação. A arte-educadora conta como se apaixonou pela arte como ferramenta de estudo e desenvolvimento e também relata sua experiência no teatro, paixão que se tornou essencial para sua descoberta como profissional. No vídeo, você vai entender que a arte é capaz de ensinar pela união, além de exercer uma função imprescindível à inclusão social. Vem com a gente!

Psicodrama

Psicoterapia em grupo. Por meio dos recursos do teatro e da dramatização, facilita o contato e a compreensão do indivíduo de suas próprias emoções. Está presente em empresas, escolas, comunidades e, claro, existem profissionais (psicólogos e psiquiatras) especializados nesse tipo de tratamento. Além disso, a terapia psicodramática também se encontra em workshops, centros de reabilitação e até mesmo em processos seletivos.


Tuna Serzedello

Ator, diretor, dramaturgo, professor e fundador da Cia. Arthur-Arnaldo da Cooperativa Paulista de Teatro. Um dos coordenadores do Projeto Conexões de teatro jovem desde seu início, em 2006.


Marat Descartes

Ator brasileiro nascido em 1975, na cidade de São Paulo. Estudou na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas de São Paulo e na Escola de Artes Dramáticas da USP. Fez sua estreia no teatro em 1998, participando de 30 peças, como "Aldeotas" e "Primeiro Amor", a qual o rendeu o Prêmio Shell de Melhor Ator, uma das maiores premiações do teatro brasileiro. Na televisão, participou da série "O Cego e o Louco", exibida pela TV Cultura, além das produções da Rede Globo, como a minissérie "Maysa - Quando Fala o Coração", a série policial "Força Tarefa" e as novelas "A Vida da Gente" e "Totalmente Demais". No cinema, esteve presente em "Trabalhar Cansa", "Quando Eu Era Vivo", "Querida Mamãe", "Mulher do Pai", "O Tempo e o Vento", "Lula - O Filho do Brasil", entre outros.


Mona Lisa

É a mais notável e conhecida obra de Leonardo da Vinci, uma das figuras mais importantes do Renascentismo italiano. Sua confecção iniciou-se em 1503 e consiste na obra em que da Vinci mais explorou a técnica do smufato, que gera suaves gradientes entre as tonalidades.


Síndrome de Down

Condição genética caracterizada pela trissomia do cromossomo 21, ou seja: quando ocorre uma anormalidade no processo de divisão celular, resultando em material genético extra do no cromossomo 21. A Síndrome de Down pode provocar aparência facial distinta, deficiência mental, atrasos no desenvolvimento e pode ser associada a doenças cardíacas ou tireoide. Terapias ministradas por profissionais específicos, como terapeutas e educadores especiais, podem tratar a situação específica de cada indivíduo e, assim, auxiliar em seu desenvolvimento.


Deficiências múltiplas

Termo utilizado para designar o conjunto de duas ou mais deficiências associadas, que podem ser de caráter físico, sensorial, mental, emocional ou mesmo que afetem o comportamento social do indivíduo.


Deficiência mental

Conjunto de problemas que afeta a capacidade mental do indivíduo. Também pode designar limitações funcionais inferiores aos padrões normais de funcionamento do organismo humano.


Paralisia cerebral

Doença que ocorre por conta do desenvolvimento anormal do cérebro, muitas vezes antes do nascimento. Alguns dos sintomas podem ser reflexos exagerados, membros flexíveis ou rígidos e movimentos involuntários, que ocorrem na primeira infância. O tratamento a longo prazo inclui fisioterapia, terapias, medicamentos e até mesmo cirurgias.


Neurologia

Especialidade médica que estuda os distúrbios estruturais do sistema nervoso. O neuro é responsável pelo diagnóstico e tratamento das doenças que envolvem o sistema nervoso central, periférico e autônomo, parassimpático e simpático, incluindo todos os seus revestimentos, vasos sanguíneos e tecidos efetores (como os músculos). O neurocirurgião é quem realiza as cirurgias no setor.


Psiquiatria

Especialidade médica responsável pelo diagnóstico e tratamento dos Transtornos Mentais e Comportamentais, atuando na prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação das diferentes doenças.


Autista

Transtorno que afeta o sistema nervoso do indivíduo em diferentes graus de alcance e gravidade, prejudicando o desenvolvimento e a capacidade de se comunicar e interagir, além de gerar interesses obsessivos e comportamentos repetitivos. O tratamento envolve terapias comportamentais, educacionais e familiares, que ajudam a reduzir os sintomas e auxiliam no desenvolvimento e aprendizagem.


Siga a Samira no Insta: @samis_samis_

Curtiu o vídeo? Não se esqueça de nos contar o que achou! ;)

1 view
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now