Search
  • Criativos

Conheça o trabalho de uma designer de games, com Julia Stateri

Updated: Aug 7

Julia Stateri é uma designer e pesquisadora de games, com estudos que abordam assuntos como as características presentes nas histórias dos jogos, questões de gênero e a forma como os jogos trabalham os aspectos discutidos na sociedade. Apaixonada por games desde a infância, ela explica um pouco sobre como funciona esse mercado em crescimento e suas tendências. Quer saber mais? Confira essa entrevista MARA!

Fliperama

Também chamado de salão de jogos, é um estabelecimento destinado ao uso de máquinas “pinball”. Conta com mesas de jogos de temas variados e luzes brilhantes, que funcionam à base de fichas compradas pelos jogadores.


Pac-Man

Série de jogos de videogame feita pela Bandai Namco Entertainment Inc., uma desenvolvedora e publicadora japonesa de jogos eletrônicos. O intuito da maioria dos jogos da série é percorrer um labirinto, comendo pontos energizantes e frutas, fugindo de quatro fantasmas, denominados Blinky, Pinky, Inky e Clyde.


Nintendo 16 Bis

O Super Nintendo Entertainment System, comumente chamado de Super Nintendo, Super NES ou SNES, foi o segundo console da Nintendo (console é um microcomputador dedicado a executar diversos tipos de jogos, como, por exemplo, com as temáticas de tiro, ação, música, entre outros), lançado na América do Norte, no Brasil, Europa e Austrália.


Fanzine

Termo criado por Russ Chauvenet, campeão de xadrez e um dos fundadores da Science Fiction Fandom, uma comunidade de fãs de ficção científica. A palavra designa uma publicação não oficial e não profissional, produzida por entusiastas de uma cultura específica que tenha se tornado um fenômeno, muitas vezes denominada “cultura pop”. Essas publicações podem ter como tema um gênero literário ou musical e são destinadas a outros fãs de tais fenômenos culturais. Um exemplo são as famosas “fanfics”, uma narrativa ficcional, escrita e divulgada por fãs em sites, blogs ou impressos.


Final Fantasy VII

Jogo eletrônico de ação inserido na categoria RPG, em que os jogadores assumem papéis de personagens e criam narrativas de forma colaborativa. No Final Fantasy, o progresso acontece por meio de um sistema de regras determinado, dentro do qual os jogadores podem improvisar livremente. Ele é o sétimo título principal da série Final Fantasy e foi desenvolvido pela SquareSoft, antiga empresa japonesa dedicada à produção e distribuição de videojogos, e lançado originalmente para Playstation em 1997 e para Microsoft Windows no ano seguinte.


Design Gráfico

O curso de Design Gráfico capacita o estudante para atuar na produção e criação de peças gráficas e audiovisuais. O profissional pode trabalhar como ilustrador, diagramador, arte-finalista (responsável por finalizar uma peça de design ou publicidade a partir de melhoras nos aspectos técnicos, com foco em atingir os objetivos práticos do trabalho), diretor de arte, entre outros. Segundo o Guia da Carreira, as principais habilidades a serem desenvolvidas são criatividade, senso estético apurado, atenção ao detalhe, capacidade de traduzir conceitos e mensagens de forma gráfica e habilidade de desenho em geral.

Gamee (Grupo Avançado de Multimídia e Entretenimento Eletrônico)

De acordo com o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), o Gamee é um grupo criado para atender e acompanhar as tendências do mercado profissional multimídia e entretenimento eletrônico, melhorando assim o ensino na área. Ele desenvolve pesquisas e jogos por meio de novas linguagens e ferramentas, orienta trabalhos, cria mecanismos e mapeia a produção nacional de games, além de formar profissionais para o mercado.


Ale McHaddo

Ale McHaddo é produtor audiovisual e foi coordenador do Gamee. Entre suas criações, estão as séries "Nilba e os Desastronautas" e "Osmar, a Primeira Fatia do Pão de Forma". É fundador da 44 Toons, produtora de games, antiga 44 BicoLargo.

Demo de jogo

Também chamado de demonstração de jogo, é uma versão gratuita de um game a ser lançado ou publicado recentemente. O intuito da demo é proporcionar um teste para os jogadores, que podem continuar consumindo apenas a versão gratuita ou adquirir o jogo completo.

Ciber Cabra

Game que apresenta uma aventura pelo sertão brasileiro na cidade fictícia de Pocopó. No jogo, o lugar sofreu uma invasão alienígena, que tem como objetivo realizar experiências macabras com os humanos e, assim, dominar o mundo, instalando em Pocopó seu quarto general. O jogador encana o personagem Cibério, um cangaceiro que deixou seu bando e voltou para a cidade natal com o intuito de defendê-la, enfrentando os alienígenas e libertando Pocopó de seus planos.

Pesquisa Game Brasil

A pesquisa levanta um pequeno panorama de quem são os jogadores do país, suas tendências, hábitos de consumo, perfil de compra, perfil midiático e outras questões.

Level Designer

Profissional responsável pela criação de níveis dos jogos eletrônicos, campanhas e missões. Normalmente, é utilizado para isso um software (level editor) especializado em desenvolver níveis.

Unicamp (Universidade Estadual de Campinas)

Universidade pública localizada no estado de São Paulo, considerada uma das melhores instituições de ensino superior do país e da América Latina.

Mobile

Plataforma feita apenas para se adaptar à tela de smartphones, sempre de acordo com suas dimensões. Além disso, a forma como as pessoas costumam interagir com seus celulares e outros aparelhos móveis também é muito levada em consideração.

Game Arts

Desenvolvedora de jogos eletrônicos localizado em Tókio, que começou como companhia de programação para computador e passou a produzir também jogos voltados a console e sistemas de console portáteis. Alguns dos games produzidos pela Game Arts foi o jogo de ação para pcs chamado Thexder, além das séries de jogos de RPG Lunar e Grandia, etc.

Nova Califórnia

Segundo o site Game Blast, Nova Califórnia é um jogo brasileiro independente, que conta com um forte viés educacional. O game é uma adaptação do conto homônimo humorístico escrito por Lima Barreto em 1910. Ele busca ser simples, ao mesmo tempo que se difere da maioria dos jogos.

Engine

Segundo o site Produção de Jogos, Game Engine, também conhecido como motor de jogos, é um programa de computador capaz de juntar e construir todos os elementos de um jogo em tempo real, ou seja: inclui motor gráfico para renderizar gráficos em 2D ou 3D, motor de física para detectar colisões e fazer animações, além de suporte para sons, inteligência artificial, gerenciamento de arquivos, programação, entre outros.

Construct

Editor/motor de jogos 2D, que tem como público-alvo tanto não programadores, quanto programadores experientes, permitindo assim a criação rápida de jogos.

Girls Games Movement

Segundo o site Autostraddle, a ideia do movimento era de que meninas, assim como os meninos, precisam de computadores desde a tenra idade, com o intuito de se tornarem adequadamente preparadas para obter bons empregos e bons salários. O movimento envolveu a transposição das culturas tradicionais de jogos femininos para o mundo digital, pois os desenvolvedores de games perceberam que estavam perdendo um importante setor do mercado. Assim, os jogos tornaram-se quase todos disponíveis em CD-ROM, pois acreditava-se que o público feminino não possuía os consoles disponíveis no final da década de 90.

Mattel

Companhia estadunidense de brinquedos com sede em El Segundo, cidade localizada na Califórnia. Os principais produtos são os carrinhos Hot Wheels & Matchbox, bonecas Barbie, Monster High & Polly, Max Steel, entre outros.

Lucas Goulart

Professor doutor em Psicologia Social pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Realiza estudos críticos em jogos digitais.

Game Jam

Encontro de desenvolvedores de jogos com o intuito de criar um ou mais jogos dentro de um curto espaço de tempo, que varia de 24 a 72 horas, com base em um tema definido no momento.

Global Game Jam

Evento internacional em que os participantes se reúnem para desenvolver jogos criativos e inovadores, com o objetivo de apresenta-los aos colegas da comunidade global, tudo em um período de dois dias.


Quer saber mais? Acompanhe Julia no Insta: @julia.stateri

3 views
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now