Search
  • Criativos

Conheça os desafios e alegrias de ser um DJ, com Erick Jay

Quem nunca quis ser DJ por uma noite? Escolher músicas que combinem com o público das festas, agitar a galera, não deixar ninguém parado, passar a noite se divertindo... Mas, apesar de a profissão ser algo muito curioso e interessante, há todo um intenso trabalho de preparação por trás, além de, claro, os desafios que existem em todas as áreas.


No caso dos DJ's brasileiros, o material necessário para o trabalho ainda é muito caro. Além disso, para Erick Jay, vencedor do DMC World, o mais importante prêmio de DJs do mundo, os artistas brasileiros não são valorizados. A desvalorização da área artística é um grande problema, pois a arte e a educação são os principais requisitos para nosso desenvolvimento.


Na entrevista, Erick Jay fala sobre sua trajetória profissional, os desafios e apoio que teve, além de dicas superespeciais para quem quer fazer parte desse universo. Bora assistir? Logo abaixo tem nosso amigo glossário de cada post ;)


Break

Breakdance, também chamado de breaking ou b-boying, é um estilo de dança de rua que faz parte da cultura hip hop, criada por afro-americanos e latinos na década de 70 em Nova York. Normalmente, é dançada ao som de hip hop, funk ou breakbeat, uma vertente da música eletrônica que utiliza quebras, elaboradas a partir de gravações anteriores de funk, jazz e R&B.


TV Cultura

Rede de televisão pública sediada na cidade de São Paulo. Foi inaugurada em 20 de setembro de 1960 pelos Diários Associados, que já foi o maior conglomerado de mídia do Brasil, e relançada em 15 de junho de 1969 pela Fundação Padre Anchieta, organização sem fins lucrativos que recebe recursos do governo de São Paulo e doações de grandes corporações. A TV Cultura transmite programas educativos para todo o Brasil via satélite e por meio de suas afiliadas e retransmissoras, localizadas em diversas regiões do país.


Rap

Estilo musical que surgiu no final do século XX nas comunidades afro-descendentes dos Estados Unidos e que, desde então, conta com rimas e poesias mescladas a um ritmo intenso. É um dos quatro pilares da cultura hip hop, junto de DJing, break e graffiti.


Scratch

Som feito por um disco em um prato, ao ser "arranhado" e puxado rapidamente para trás e para a frente com a mão.


Mixagem

Junção ou combinação de diferentes músicas. Nesse caso, cada DJ escolhe as músicas e ritmos com os quais deseja trabalhar e, assim, desenvolve o processo de mixagem como achar melhor.


Mixer

É o principal aparelho de um DJ, pois permite que duas músicas toquem sincronizadas. Existem mixers de três ou mais mais canais, sendo que os mais comuns são os de dois ou quatro canais. O último é mais utilizado em clubes, raves ou por DJ's que precisam de muitos canais de entrada. Mesmo com a diversidade de aparelhos, os controles fundamentais são comuns a todos.

Foto: DJ Ban


Toca-discos

Aparelho eletrônico ou aparelho de som para tocar discos de vinil.

Foto: Zoom

CDJ (Compact Disc Jockey)

Aparelho do tipo CD Player que possui recursos próprios para o trabalho dos DJ's, os quais utilizam o CDJ para tocar músicas armazenadas em CD, DVD ou Pen Drives.


Controladora

Aparelhos utilizados para ajudar os DJs a misturar músicas utilizando botões, codificadores, jog wheels (serve para aumentar ou diminuir a velocidade de uma música e até produzir efeitos sonoros), botões com luz de fundo, tiras de toque e outros componentes.


Serato

Sistema de software e hardware integrado, que possibilita manipular músicas no computador a partir da conexão com aparelhos compatíveis.


Traktor

Plataforma avançada de mixagem de áudios para DJ's. Conta com funções como looping e outros efeitos que possibilitam transformar sons, criar novos hits, ritmos e transições.


São Bento

Um dos pontos turísticos de São Paulo, o Largo São Bento, conhecido como "São Bento", é um espaço público que foi o berço do hip-hop na cidade, na década de 80.


DMC World DJ Championships (Campeonato Mundial de DJs do DMC)

Competição anual organizada pelo Disco Mix Club (DMC), que teve início em 1985. No começo, era uma batalha de mixagens, mas o DJ Cheese, primeiro campeão do DMC, introduziu o scratch, modificando para sempre as futuras edições do campeonato. Cada participante tem um período de seis minutos para apresentar sua performance. Erick Jay foi campeão de uma das edições!


Goldie Awards

Uma das maiores competições de toca-discos do mundo, direcionada a DJs e produtores musicais, em que os convidados competem em frente a um público ao vivo em duas categorias: Beat Battle e DJ Battle.


DJ Marky Mark

Marco Antônio da Silva, conhecido como DJ Marky Mark, é um DJ e produtor musical brasileiro de drum'n'bass, um estilo de música eletrônica com batidas rápidas, que surgiu na metade dos anos 90 na Inglaterra. O DJ Marky Mark foi indicado a vários prêmios ao longo de sua carreira.


DJ Patife

Wagner de Ribeiro Souza também é um DJ brasileiro de drum'n'bass. O DJ Patife, em conjunto com Fernanda Porto, recebeu o MTV Video Music Brasil 2003, na categoria de Melhor Videoclipe de Música Eletrônica.


DJ Perly

DJ russa-porto-riquenha nascida no Bronx, bairro de Nova York, o terceiro condado mais densamente povoado dos Estados Unidos. Em agosto de 2017, a DJ Perly marcou a história do National USA DMC DJ Championship, pois foi a primeira mulher a levar o prêmio desde o início da batalha, em 1985. Como campeã estadunidense, competiu no DMC World Championship 2017 em Londres, ficando em quarto lugar e tornando-se a primeira mulher americana e a segunda mulher a competir em nível mundial da história da DMC.


DJ Lisa Bueno

Instrutora e fundadora do E-DJs, escola de DJ's pioneira no Brasil, que conta com alunos de todas as idades, divididos em turmas "DJ Kids", "Vovô, não! Eu sou DJ" e "DJ Sem Barreiras", voltado para pessoas com deficiência física, visual e auditiva. Especializada em estilos concretos, como house e black music, a DJ Lisa Bueno é uma das profissionais mais conhecidas no mercado de produção musical e proporciona entretenimento nas mais variadas ocasiões, atuando em eventos por todo o Brasil.


DJ Typá

DJ de rap desde 2000, sempre focada na black music e nas performances open format, quando o produto é disponibilizado ao público sem nenhuma restrição para o uso. A DJ Typá também está sempre investindo nos scratches e em sua interação com o público. Além disso, já trabalhou com importantes nomes, como KL Jay, Flora Matos e Don L.


DJ Cinara

DJ desde 2004, bicampeã nacional e finalista mundial no Red Bull 3Style. A DJ Cinara participou da final da competição em 2014, em Azerbaijão, e no ano de 2015, em Tokyo, tornando-se a primeira mulher brasileira a competir na final mundial do campeonato. Além disso, se apresentou em mais de 20 estados no Brasil e dividiu o palco com grandes artistas, como Major Lazer, Ivete Sangalo, IZA, Alok, entre outros.


Redbull 3 Style

Também conhecido por Batalha Mundial de DJ's, é uma competição em que os participantes tocam pelo menos três gêneros ou estilos de música durante apenas 15 minutos.


CEU

As unidades do Centro Educacional Unificado são centros voltados à educação, mantidos pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e localizados nas áreas periféricas da cidade. Concentra equipamentos urbanos públicos dedicados à educação infantil e fundamental, além de atividades dedicadas ao esporte, recreação e eventos culturais cotidianos.


Fábrica de Cultura

Espaço que oferece acesso gratuito a diversas atividades artísticas, criadas com o objetivo de ampliar o conhecimento cultural por meio da interação da comunidade. As unidades da Fábrica oferecem cursos e programação cultural diversificada, nas áreas de música, dança, teatro, circo, foto, vídeo, desenho, graffiti, DJ, capoeira, etc. Nas Fábricas de Cultura, você encontra salas para ensaio, bibliotecas, estúdios de gravação e captação de áudio com profissionais especializados, entre outros recursos.


Workshop

Reunião de pessoas interessadas no mesmo projeto ou assunto, com o intuito de discutir e aprender em conjunto por meio de oficinas.


Kamau

Marcos Vinicius Andrade e Silva é um rapper, compositor, beatmaker e skatista brasileiro.

Dexter

Marcos Fernandes de Omena é um cantor e compositor brasileiro. Criou seu primeiro grupo de rap nos anos 90, o Snake Boys, ao lado do primo e do DJ Fernando. Em 1991, adotou o apelido de Dexter.


Pregador Luo

Luciano dos Santos Souza, mais conhecido como Pregador Luo, é um rapper, produtor musical e compositor brasileiro. Ao lado dos rappers Charles MC e DJ Betico, fundou, em agosto de 1996, o grupo de rap Apocalipse 16, tornando-se o único membro a participar de todos os discos.


Rappin' Hood

Antônio Luiz Júnior, mais conhecido como Rappin' Hood, é um rapper, compositor, produtor, apresentador e ativista social. Começou a compor aos 14 anos de idade, estudou trombone e corneta e, em 1989, lançou-se como rapper após vencer um campeonato. A partir daí, lançou três discos: Sujeito Homem, Sujeito Homem 2 e Sujeito Homem 3, e também venceu três vezes o Prêmio Hutúz, a principal premiação do hip hop brasileiro.


Gostou da entrevista? Curtiu o post? Não se esqueça de nos contar tudo!


Siga o DJ Erick Jay no inxxta: @erickjay

0 views
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now