Search
  • Criativos

Coreógrafo de fanfarras: Conheça essa profissão com Eduardo Lopes

Sabemos que a sociedade passou por diversas mudanças ao longo do tempo. Por isso, já é esperado que o cenário de nossas manifestações culturais também se modifique, como no caso das fanfarras. Nessa entrevista com Eduardo Lopes, coreógrafo de fanfarras, você vai ver que, apesar de muitos grupos terem diminuído com o passar dos anos, todos ainda são muito importantes para a cultura de uma região. Em alguns lugares do mundo, como nos Estados Unidos, as fanfarras são até mesmo obrigatórias nas universidades! Chique, né?


As fanfarras podem ser uma ótima oportunidade para aprender teatro, dança, música e até para conseguir bolsas de estudo! Lembrando que essas habilidades, especialmente o teatro, são muito úteis para o exercício de diversas profissões, pois arte e comunicação nos ajudam independente do caminho escolhido. Nada como saber trabalhar em equipe e ser desinibido para conquistar todos os objetivos profissionais! No vídeo, nosso convidado explica direitinho como se desenvolver nesse ramo. Bora assistir?

Como sempre, para não deixar nenhum dúvida, vamos explicar todos os termos diferentes que apareceram durante a conversa. Vem com a gente!


Corporação Musical Lyra de Mauá/ Banda Lyra de Mauá

A Banda Lyra reúne pessoas interessadas na arte da fanfarra. Como o Edu explicou no vídeo, também ajuda os jovens a ingressarem em instituições de ensino, por meio de bolsas de estudo, disponíveis para quem participa do grupo.

Foto: OCIFABAN (Associação Paulista de Fanfarras e Bandas) - Canal Oficial


Pisto

É uma espécie de válvula linear (movimento sobe-desce) que libera a passagem de ar pelo tubo de um instrumento musical de sopro, aumentando o comprimento total do instrumento e, assim, fazendo com que o som se torne grave. Também pode diminuir esse comprimento, deixando o som mais agudo.


Instrumento de percussão

Instrumento musical cujo som é obtido por meio de impacto, raspagem ou agitação. Tem vários instrumentos de percussão, como a castanhola, o triângulo e alguns tipos de tambor.


Sopro

Instrumentos musicais em que o som é produzido pela vibração de uma coluna de ar. Podemos citar como exemplo as cornetas de madeiras, cornetas de pistões, tubas e trompas de chaves.


Fanfarra Rio Grande da Serra

Uma das fanfarras mais conhecidas no Brasil. Rio Grande da Serra já chegou a realizar até mesmo concursos de fanfarras, com premiações para o primeiro, segundo e terceiro lugar, além das recompensas individuais. As fanfarras foram julgadas por diferentes especialistas.


Fanfarra Municipal de Taubaté

Conhecida como Famuta, foi campeã do Campeonato Mundial de Bandas de Marcha e Show em 2014.

Foto: Acervo Prefeitura de Taubaté | Acesso: Quirim News


Fanfarra Municipal de Atibaia

Mais conhecida como FAMA, faz parte do projeto "Educando com Música e Cidadania, Formando e Transformando Sempre". Primeiro grupo de fanfarra em São Paulo a se apresentar no Pelourinho, em Salvador.

Foto: Prefeitura de Atibaia | Acesso em: G1


Drum and bugle corps

Moderno corpo de tambores e cornetas, é uma unidade musical com mais de 150 membros, composta por instrumentos de metal, instrumentos de percussão, sintetizadores, proteção de cores e movimentos coreográficos.


Blue Devils Drum and Bugle Corps

Corpo júnior competitivo de tambor e corneta de classe mundial, localizado em Concord, Califórnia, nos Estados Unidos.

Foto: Blue Devils Performing Arts | Acesso em: Berks-Mont


E aí, o que achou da entrevista? Conta tudo pra gente!

Siga o Edu no Inxxta: @edulopes83

Página da Corporação Musical Lyra de Mauá/ Banda Lyra de Mauá: https://www.facebook.com/lyramaua/

0 views
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now