Search
  • Criativos

Criadora de conteúdo para mulheres negras: Conheça Ruth Lopes

Trabalhar com criação de conteúdo digital parece simples, mas exige muito estudo, pesquisa e dedicação. Cocriadora do "Mulher Negra & Cia", Ruth Lopes produz conteúdo ao lado de sua irmã, Raka Costa, com foco no empoderamento da mulher negra. Além desse perfil, Ruth criou o "Opinião da Preta", a fim de emitir opinião sobre variados assuntos que seu público solicita.


Pra ouvir a entrevista completa, acesse o podcast, disponível a partir do dia 3 de junho, no Spotify, Deezer, Google Podcasts, RadioPublic, Breaker e Anchor.

Veja o vídeo abaixo e confira o glossário da entrevista, logo em seguida:


Insight

Sabe quando você está assistindo àquele desenho e aparece uma lâmpada sobre a cabeça do personagem, ilustrando que ele teve uma ideia genial? Aquilo é um insight. São os momentos que todos buscamos para sair de um “atolamento” mental, que nos impede de prosseguir. O insight vem como possível solução e muitas vezes é o que a gente procurava, mesmo.


Gueto

Guetos são bairros ou regiões ocupados por alguma minoria, muitas vezes por razões econômicas ou sociais. Historicamente, temos alguns exemplos como o Gueto de Varsóvia, onde os judeus foram forçados a morar durante a Segunda Guerra, com condições precárias, lutando contra o frio e a fome.


Mundo globalizado

O mundo em que vivemos é onde tudo e todos estão interligados. Temos acesso a outras culturas, contato com outras sociedades, vemos o nosso país ser refletido por decisões econômicas das quais muitas vezes nem participamos... Isso é a globalização.


Patrocínio

Quando um projeto necessita de uma grana para sair do papel, buscamos o patrocínio. Seja esse projeto um serviço ou produto, fazemos uma apresentação da ideia, procurando aquele empurrãozinho. Para obter um patrocínio, temos algumas ferramentas, como apresentar boas contrapartidas (o que vão receber em troca?), tem a apresentação, seus prós (e, de repente, até os seus contras) bem organizados, fazer uma boa avaliação sobre a concorrência e tudo mais que um patrocinador possa ter interesse em saber antes de embarcar nessa com você.


Nicho

Nichos são fatias específicas. O nosso nicho, aqui, é o público interessado em aprender mais sobre profissões da economia criativa. Para isso, buscamos identificar o que seria interessante para você, leitor/espectador da série e o que realmente poderia contribuir para o seu crescimento na área.


Qualitativo

Como o próprio nome já deixa claro, qualitativo é referente a qualidade. Uma pesquisa qualitativa é mais subjetiva do que a quantitativa, que trabalha com números. A qualitativa é o controle do que funciona ou não, por meio de pesquisa de pensamentos e opiniões. É ouvir ou identificar necessidades no campo de qualidade de algum produto ou serviço.


Barack Obama

Barack Obama foi o 44º presidente dos Estados Unidos da América e apenas o primeiro afro-americano a ocupar o cargo. Advogado e membro do partido democrata, Obama foi organizador comunitário em Chicago antes de se tornar advogado dos direitos civis, formado pela Universidade de Direito de Chicago. Até chegar à presidência, ele passou pelo senado e se candidatou ao cargo mais alto da política norte americana em 2008.


Michelle Obama

Assim como seu marido Barack, Michelle Obama também é advogada. Formada em Harvard, Michelle trabalhou como ajudante do prefeito de Chicago, Richard M. Daley e também no Centro Médico da Universidade de Chicago. Ela foi a 46º primeira dama dos EUA e a primeira afro-descendente a ocupar essa posição. Como primeira-dama, ela defendeu com unhas e dentes o serviço público. Considerada uma das mais ativas mulheres na história do cargo, Michelle apoiou vários movimentos sociais e diversas lutas por igualdade e melhores condições de vida para a população mais carente do país. Também é escritora e publicou, em 2018, sua autobiografia chamada "Minha História", livro que já vendeu mais de 10 milhões de exemplares no mundo todo.


Nós podemos

“Yes We Can” foi o slogan de campanha de Barack Obama, então senador, quando se candidatou ao cargo de presidente dos Estados Unidos. A frase, que surgiu durante um discurso de Obama em sua campanha presidencial, virou símbolo da vontade de transformação da parcela de eleitores que não estavam felizes com o governo Bush.


Plus size

Este nome foi dado pelos norte-americanos para definir modelos de roupas acima do padrão convencional. A tradução direta de plus size é "tamanho maior".


Essence Magazine

A Essence Magazine é uma revista com publicação norte-americana mensal, voltada para o público feminino afro-americano. É um guia de estilo de vida, beleza e empoderamento das mulheres negras do país. A Essence também tem um festival chamado Essence Music Festival, que caminha para sua 19º edição. Artistas como Prince, Beyoncé e Lionel Richie já se apresentaram no festival e em 2007 até o presidente Barack Obama apareceu por lá! Ele é realizado em Nova Orleans e, em 2016, ocorreu o Essence Festival Durban, na cidade de Durban, na África do Sul.


Militância

Militância é a prática de defender uma causa, buscar uma transformação através de ação. A militância pode ser política, social, estudantil etc..


Roupa Afro

São roupas inspiradas na cultura africana. Geralmente estampadas, as peças remetem a cultura do continente, com cores vivas e tecido leve.


Monetização

É converter algo em dinheiro. Hoje em dia, ouvimos muito sobre "monetização de vídeos" quando assistimos algo no YouTube. Nesse caso, a monetização é o resultado em dinheiro de cliques em anúncios, tempo de publicidade que foi assistido e quantidade de visualizações do vídeo em questão.


Ubuntu

Original da língua Zulu, Ubunto significa "humanidade" e é um termo superantigo da região Sul-Africana. Muitas vezes, lemos como significado de ubuntu frases como "humanidade para os outros" ou "sou o que sou pelo que nós somos" mas a palavra não é só uma palavra, é também parte de uma filosofia chamada de Ubuntuísmo.


Antropólogo

É o profissional que estuda o ser humano e a humanidade em todas as suas dimensões. Um antropólogo realiza análises sociais e culturais do ser humano. A palavra antropo significa homem e logia significa estudo. Basicamente, tudo que envolve o homem é estudado na antropologia. Costumes, crenças, hábitos, aspectos físicos, tanto das populações que habitaram o mundo antes mesmo do mundo ser mundo até as nossas características como habitantes do mundo moderno.


Siga os perfis produzidos pela Ruth Lopes nas redes sociais

Blog Opinião da Preta/Mulher Negra e Cia: https://opiniaodapreta.com.br

Mulher Negra e Cia: https://instagram.com/mulhernegraecia e https://facebook.com/mulhernegraecia

Opinião da Preta: https://instagram.com/opiniaodapreta e https://facebook.com/OpiniaodaPreta

Canal Opinião da Preta: http://youtube.com/opiniaodapretabyruthlopes


1 view
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now