Search
  • Criativos

Conheça a rotina de um videomaker, com Igor Preciso

Updated: Aug 7

Quando assistimos a um vídeo no YouTube ou a um comercial bem elaborado, é comum começarmos a imaginar como a gravação e a edição do foram feitas. Hoje em dia, os tutoriais no YouTube, além de aplicativos de celular que se assemelham muito aos melhores editores do mercado, facilitam a vida de quem deseja aprender a arte de ser videomaker.


Treinar é justamente a principal dica de nosso entrevistado, Igor Preciso, para aqueles que pensam em trabalhar com material audiovisual. Afinal, essa é uma ótima forma de se iniciar nesse universo antes de investir em um curso técnico ou faculdade. Aqui, você vai descobrir que o caminho do Igor até a carreira de videomaker é longo, mas uma coisa é certa: seu relato nos mostra como a vida é cheia de surpresas.


Independentemente do que esteja fazendo, Igor está sempre envolvido com comunicação e criatividade (que, especialmente hoje em dia, já são praticamente a mesma coisa, né?!). Nesta entrevista, você vai ver como o audiovisual é uma área em constante crescimento, abrigando comunicadores de diferentes setores e possibilitando tanto o trabalho autônomo e/ou autoral, quanto a elaboração de vídeos para o meio corporativo.


Igor também fala um pouquinho sobre todas as etapas necessárias para que um vídeo se torne realidade: pré-produção, produção e pós-produção. Com certeza, você vai se identificar com alguma delas! Bora assistir?

Continue o post para ficar por dentro de alguns termos mencionados na entrevista! ;)


Relações Públicas (RP)

Estratégia de comunicação entre a pessoa pública ou organização e seu público, com o objetivo de construir uma boa reputação e, assim, ter sucesso e crescer. Claro que essa prosperidade depende de uma série de fatores, como comprometimento, responsabilidade e qualidade de trabalho, mas a reputação também é construída com boas ações, divulgadas, principalmente, por meio de uma comunicação eficiente, que consiga transmitir de forma compreensível os valores da marca e dos produtos.


Design Gráfico

Pode ser feito como bacharelado, com quatro anos de duração, abordando uma formação generalista, ou como curso técnico, com duração média de dois anos e uma abordagem mais focada nas necessidades do mercado de trabalho. Durante o curso, o estudante tem contato com matérias teóricas, como História da Arte e Teoria da Comunicação, e disciplinas práticas, como Composição Gráfica, Fotografia e Produção Gráfica. O designer gráfico trabalha com peças gráficas e audiovisuais, atuando como ilustrador, diagramador, arte-finalista, diretor de arte, entre outros.


Panamericana Escola de Arte e Design

Primeira escola de criação profissional do Brasil, a Panamericana une métodos pedagógicos de grandes centros artísticos do mundo. Atualmente, a instituição conta com duas unidades, Angélica e Groenlândia, verdadeiros marcos de arquitetura e design de São Paulo. Dentre os cursos ofertados, destacam-se Fotografia, Design Gráfico, Design Digital, Design de Moda e Design de Animação e Games.


Canal de Comunicação (comunicação interna)

Meios de comunicação utilizados pelas empresas no ambiente interno, com o objetivo de se informar, alinhar, motivar e/ou engajar seus colaboradores. As ferramentas utilizadas para isso podem ser palestras, reuniões ou mídias, como e-mail, redes sociais, vídeos informativos e TV/Rádio corporativa. Um bom canal de comunicação interna atinge os objetivos da empresa e está de acordo com o perfil da equipe, afinal, diferentes públicos reagem de formas distintas às mídias disponíveis.


Freelancer

Também conhecido no Brasil como "freela" (lê-se "frila"), o termo designa profissionais autônomos, que se empenham em concluir projetos específicos provenientes de diferentes empresas, captando e atendendo seus clientes de forma independente.


Academia Internacional de Cinema

Escola de cinema com unidades em São Paulo e no Rio de Janeiro, "reconhecida pela excelência demonstrada em mais de 3200 filmes produzidos por seus alunos ao longo de quinze anos de atividades". Oferece formação profissional, cursos livres, semestrais, híbridos, cursos de férias, workshops, além de aulas de cinema online! Dentre as áreas abordadas, destacam-se Direção, Atuação, Roteiro, Produção, Edição e, claro, Cinema.


Projeto autoral

Trabalho que, ao menos num primeiro momento, não é realizado com fins comerciais. Justamente por isso, o autor tem total liberdade para produzir, editar e montar como desejar, pois não há exigências de clientes, por exemplo.


Demanda

Sinônimo de procura, é a quantidade de um serviço ou produto que o público-alvo deseja obter por um preço específico, em um determinado mercado e período de tempo.


Roteiro

Texto ou documento que aborda os aspectos a serem trabalhados desde o início da produção do vídeo. Ele especifica o que cada profissional envolvido na realização do projeto deve fazer, como as cenas a serem gravadas, diálogos, tom de voz que deve ser adotado, locações, equipamentos e instruções para a edição.


Teleprompter

Equipamento acoplado às câmeras de vídeo, com a função de exibir o texto a ser lido pelo apresentador, repórter ou pessoa que irá discursar na peça audiovisual. É uma ferramenta muito importante, pois é muito difícil, para algumas pessoas, decorar um texto grande, ainda mais quando está repleto de textos técnicos ou quando a pauta é finalizada pouco antes da gravação. Hoje em dia, também existem aplicativos de teleprompter interessantes disponíveis em diferentes sistemas operacionais. Assim, é possível utilizar o recurso sem gastar muito.


Ilha de Edição

Computador com todas as funções e ferramentas necessárias à edição de imagens, áudios e vídeos. Uma boa ilha de edição tem acessórios e programas atualizados e completos para a esse tipo de trabalho. É comum também o uso de mais de um monitor para tornar mais fácil a visualização das atividades realizadas.


Jump Cut

Na linguagem de Youtube, Jump Cut são os cortes secos, que remove parte de uma gravação com o principal intuito de minimizar "erros" ou "falhas" no material gravado, deixando o produto audiovisual mais dinâmico. O tempo entre um corte e outro deve ser o mesmo de uma piscada de olhos, pois, dessa forma, a transmissão da mensagem não é prejudicada.


Correção de cor/Colorização

Técnica utilizada para equilibrar as cores, com o intuito de melhorar a qualidade do vídeo, tornando-o mais brilhante, opaco, vívido, entre outras características, sempre de acordo com o objetivo do material.


Legendagem

O processo de legendagem consiste em reproduzir de forma escrita o que está sendo dito no vídeo. Para adicioná-las, utiliza-se programas de edição. As legendas, também conhecidas como closed caption, são um recurso de acessibilidade muito importante, especialmente no YouTube. Essa ferramenta também ajuda os ouvintes em diversas situações, como quando não entendemos direito o que a pessoa quis dizer, atuando, portanto, como um apoio na peça audiovisual.


Networking

Networking nada mais é que sua rede profissional de contatos, envolvendo pessoas que podem contribuir em diversos aspectos de sua carreira, como para o processo de obtenção de informações relevantes, aprimoramento de relações com os clientes e até mesmo para adquirir visibilidade e, assim, conquistar mais oportunidades de negócios.


Confira o insta do Igor: @igorpreciso

2 views
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now