Search
  • Criativos

Da arquitetura para a indústria, mas sem deixar a música: Conheça as Cordas do Mauro

Mauro Calixto é um empreendedor nato. Entrou na faculdade de engenharia enquanto estudava música em um conservatório. Decidiu mudar de faculdade e entrou em arquitetura, onde teve contato com profissionais que trabalhavam com madeira. a partir daí, iniciou na luthieria até que, percebendo um gargalo nos preços das cordas de violino, decidiu criar uma máquina de cordas de instrumentos musicais.


Isso tudo é um resumo do resumo. Na entrevista que fizemos com o Mauro, ele conta tintim por tintim essa trajetória inspiradora e dá dicas para quem tem uma ideia e não sabe como colocar em prática. Ação!


Se você é músico e está em busca de cordas vendidas pelo Correio, pode pedir por aqui: http://mcalixto.com.br/contact


Depois do vídeo, tem o glossário da entrevista, com a descrição de alguns conceitos e personalidades citados pelo empreendedor.


Pra ouvir a entrevista completa, acesse o podcast, disponível a partir do dia 27 de maio: no Spotify, Deezer, Google Podcasts, RadioPublic, Breaker e Anchor.


Luthieria

A luthieria é a arte de fazer tudo para um instrumento musical, desde a construção de um instrumento do zero. As principais habilidades de um luthier envolvem a construção, regulagem, pinturas e tudo pra deixar seu instrumento bonito por fora e por dentro.


Maquete

Em arquitetura, os profissionais usam uma maquete para diversas funções. Verificar volumetria, fazer estudo de insolação para verificar pontos estratégicos num cômodo onde luz natural vai bater (e também em que horário do dia ela vai bater, dependendo da estação) e, claro, para estudo de estética também!


Queixeira

Sem a queixeira, teríamos muitos violinistas com dor no maxilar. Ela é o “colchão” que é encaixado na ponta do instrumento, onde os músicos apoiam seus maxilares (o popular queixo - olha aí de onde vem o nome) na hora de tocar.


Cravelha

São os responsáveis por segurar a afinação do instrumento e ficam no headstock (na “cabeça”) do violino. Uma cravelha de qualidade pode fazer uma baita diferença no som.


Estandartes

Os estandartes trabalham diretamente com a cravelha. A cravelha faz afinação das cordas que estão presas aos estandartes, na parte inferior do violino.


Gargalo

Gargalo é tudo que limita sua produção. Se, em alguma etapa, você bate de frente com um gargalo, isso diminui a produtividade, fazendo com que o resultado final seja abaixo do esperado ou leve mais tempo do que o previsto. Para exemplificar, podemos pensar numa fábrica de bolos. Se o setor responsável por fazer os bolos consegue produzir 1000 bolos por hora enquanto o setor responsável pela embalagem só consegue embalar 800, temos um gargalo de produção nesse setor de embalagem, reduzindo a produtividade diária da empresa.


Michael Faraday

Um dos mais influentes cientistas de todos os tempos, Faraday foi um físico e químico britânico. O cara é responsável por nada mais nada menos do que a lei da indução eletromagnética (que recebeu o nome de Lei de Faraday). Graças a Faraday e a essa lei, podemos gerar energia em usinas hidrelétricas, produzir movimento por motores elétricos e usar aquele cooktop maneiro que trabalha por indução.


Indústria 4.0

A Quarta Revolução Industrial: Sendo bem direto, podemos dizer que a Indústria 4.0 está presente para transformar a comunicação entre as máquinas, melhorando o processo de produção, inclusive barateando os custos para as empresas e para o consumidor final.


Automação

A automação é cada vez mais presente, não só em indústrias, mas em lares ao redor do mundo. Por automação, entendemos que são todas as técnicas de otimizar e dinamizar processos, sejam eles industriais ou até residenciais, como aquele portão automático ou aquela fechadura que fecha sozinha caso você esqueça de fechar após entrar em casa.


Inteligência Artificial

Também algo cada vez mais presente no nosso dia a dia. A inteligência artificial é o estudo e aplicação de processos computacionais, tornando sistemas e mecanismos mais… Humanos. Sendo mais humanos, eles podem agir e solucionar problemas de formas mais orgânicas.


Plano cartesiano

Isso todo mundo lembra de ter escutado no colégio, mas poucos sabem dizer exatamente o que é. Criado por Decartes, o plano cartesiano é um plano onde dois eixos perpendiculares podem se encontrar, dando, assim, a sua localização.


Marketing boca a boca

É a forma de promoção mais antiga do mundo. O marketing boca a boca é exatamente o que parece ser. Se o seu produto ou serviço é bacana, as pessoas vão acabar recomendando direta ou indiretamente, falando do quão satisfeitas ficaram com você e o que você faz.


Burocracia

Difícil encontrar alguém que seja fã de burocracia né? Burocracia é uma série de regras e instruções que seguimos para atingir um certo objetivo. Sabe aquele monte de coisa que precisamos fazer para tirar o passaporte? Ou o monte de papel e documentos para alugar um apartamento? Isso é burocracia.


Nicho de mercado

Nichos de mercado são basicamente oportunidades específicas. Aquelas áreas pouco exploradas, mas com potencial de sucesso dentro de um mercado.


Para conhecer as Cordas do Mauro, acesse o site: http://mcalixto.com.br/

2 views
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now