Search
  • Criativos

Descubra o que é Economia Colaborativa com Naná Feller

Updated: Aug 7

A Naná Feller, especialista em economia colaborativa, também é uma empreendedora serial, assim como a Cecilia Arbolave, que entrevistamos aqui nesse vídeo.


Sócia do Ene Consultórios, cofundadora do Partio, apresentadora do podcast Mulheres Positivas, cocriadora da campanha Ame Em Dobro e à frente do grupo de mulheres WThinkers, Naná Feller aplica os conceitos da economia colaborativa em todas as suas iniciativas e projetos.


Pra ouvir a entrevista completa, acesse o podcast, disponível a partir do dia 29 de maio, no Spotify, Deezer, Google Podcasts, RadioPublic, Breaker e Anchor.


Veja o vídeo abaixo e confira o glossário da entrevista, logo em seguida:


Freela

É o patrão de si mesmo. Profissional que capta e atende seus clientes de forma independente e trabalha pra ele sozinho, sem funcionários. Muitas vezes contratado por projeto, o freelancer pode prestar serviços para diversas empresas ao mesmo tempo. Se conseguir dar conta de tudo, é claro.


Camarim

É onde a preparação para a mágica acontece! É o recanto de concentração de um artista para uma apresentação. Tem muita gente que aproveita o camarim para fazer exigências malucas tipo 1000 rosas brancas e 1000 rosas vermelhas (corre aqui, Axl Rose), mas, basicamente, é apenas uma sala reservada para os artistas/bandas/etc se arrumarem, baterem uma boquinha e conseguirem um momento de relaxamento antes de ficar de frente para seu público.


Financiamento coletivo (crowdfunding)

Muitos artistas usam o crowdfunding para gravação de seus álbuns, editoras para finalização de seus livros e inovadores para conclusão de seus produtos. Os incentivadores do projeto geralmente recebem “prêmios” de acordo com o quanto investem na ideia. É uma forma bem legal de todo mundo sair ganhando: quem quer fazer e quem quer comprar!


Incentivo Fiscal

É um incentivo que o governo dá a pessoas e empresas para que elas invistam um valor que seria destinado a impostos, em projetos sociais, culturais ou esportivos. É um alívio no pagamento de impostos para as pessoas, e ganho de iniciativas interessantes para a população.


Leis de Incentivo

São ferramentas de fomento à produção brasileira. Com leis de incentivo, o seu projeto social, cultural, esportivo pode virar realidade. Você escreve seu projeto e envia para a Secretaria/Ministério responsável avaliar. Sendo aprovado, você pode buscar o patrocínio pra tirar a ideia do papel, com investimento de empresas e pessoas físicas interessadas em participar da realização de seu projeto.


Pessoa Física

Você, leitor, portador de um CPF, é pessoa física. Pessoa física nada mais é que um termo jurídico para designar uma pessoa (não empresa), desde seu nascimento.


Imposto de Renda

Isso serve para a pessoa física que falamos acima e para a pessoa jurídica (empresa portadora de CNPJ) também. O imposto de renda é um tributo que é pago para o governo com base no rendimento anual que a empresa ou pessoa física teve.


Lei Federal de Incentivo à Cultura

Sabe a Lei de Incentivo à Cultura, que explicamos lá em cima? A Lei Federal de Incentivo à Cultura é uma delas, talvez a mais conhecida. Se você ou sua empresa tem um projeto em mente, pode buscar a lei para tirar a sua ideia do papel. Você envia seu projeto para análise da Secretaria e, sendo aprovado, pode buscar parcerias em empresas e indivíduos interessados em dar um gás, podendo abater, de seu imposto de renda, o valor investido. Agora, se você tem interesse em investir parte do seu Imposto de Renda em um projeto, é só buscar alguma proposta aprovada nessa lei!


Plot twist

É a virada da história. A gente costuma usar muito esse termo para filmes. Um exemplo é o Sexto Sentido. Sabe? Aquela surpresa do final? Aquilo é um plot twist. É a virada inesperada que uma história toma a partir de um acontecimento ou revelação. Hoje em dia, o plot twist é usado para muitas situações fora do cinema também.


Curadoria

Exercido por um profissional chamado de curador, a curadoria é o exercício de selecionar e organizar. Mais conhecida no ramo da arte, onde a curadoria exerce a função organizando obras de artes para uma exposição, também temos curadores trabalhando em várias áreas porque, assim como na curadoria de arte, o curador também é a ponte entre objeto e público final, fazendo a seleção do que acredita ser o que melhor irá funcionar em certa situação.


Babson College

Localizada em Massachusetts, a faculdade é referência no ramo de empreendedorismo mundial. A Babson College já tem 100 anos de existência e oferece um currículo diferente para seus estudantes, focando mais em atividades práticas, auxiliando a desenvolver a criatividade e um jeito diferente de pensar em seus alunos.


Outsider

Em tradução literal, outsider significa um indivíduo que não pertence. No ramo corporativo, outsider são investidores que não possuem as informações de uma empresa. No ramo artístico, sua definição vai um pouco além. Consideramos outsiders todos os criadores que pensam fora da caixinha, que estão além do pensamento comum logo “não pertencem” à cena e criam sua própria linguagem, baseada em uma já existente, inovando o que apresentam e acrescentam à obra.


Insight

Sabe quando você está assistindo àquele desenho e aparece uma lâmpada sobre a cabeça do personagem, ilustrando que ele teve uma ideia genial? Aquilo é um insight. São os momentos que todos buscamos para sair de um “atolamento” mental que nos impede de prosseguir. O insight vem como possível solução e, muitas vezes, é o que a gente procurava, mesmo.


Desburocratizar

É a eliminação da burocracia. Sendo burocracia toda aquela complicação de processos e regras, a desburocratização é a eliminação desses empecilhos, tornando algo mais simples e descomplicado de ser realizado.


Democratizar o acesso

Facilitar o alcance de algo para mais pessoas. Podemos democratizar a cultura por meio de projetos focados em locais que não costumam receber atenção ou investimento.


Workshop

São oficinas organizadas com um propósito em comum por várias pessoas, onde elas se encontram para debater e realizar atividades, buscando o aperfeiçoamento em algum assunto.


Coworking

Espaço colaborativo onde diferentes empresas e pessoas dividem seu local de trabalho. Existem diversos tipos de coworkings, desde os mais descolados até os mais corporativos, todos oferecendo muitos recursos para ajudar o seu trabalho ser mais produtivo.


Booking

É a famosa reserva, só que, vamos dizer, no estágio 2.0! O booking é uma poderosa ferramenta que permite você reservar um espaço, seja para se hospedar, seja para trabalhar.


AME (Atrofia Muscular Espinhal)

Doença rara e genética que impede o corpo de realizar funções básicas, como se movimentar e respirar sozinho. Não existe, de fato, uma cura para o AME, mas com um acompanhamento profissional envolvendo fisioterapia constante e aparelhos, é possível minimizar os efeitos dela.


SUS

O Sistema Único de Saúde é considerado um dos maiores e mais completos sistemas de saúde da rede pública mundial. Tendo uma extensa gama de atendimentos, o SUS comporta, hoje, desde a primeira consulta de um recém-nascido até casos mais graves.


Podcast

Sendo direto, podcast é um programa de rádio que você é livre pra escolher o que quer ouvir e quando quer receber esse conteúdo. Antigamente, as pessoas precisavam sintonizar na estação pra ouvir o programa favorito todos os dias no mesmo horário. Hoje, com o avanço da internet, temos os podcasts, com os mais diversos conteúdos e em várias plataformas para o público ouvir quando, onde e como quiser. Se você quer um podcast sobre reformas ou sobre como cuidar de um gato, não importa, você vai encontrar o conteúdo que procura, pode ter certeza. Já ouviu o podcast Profissões da Economia Criativa? Estamos no Spotify, Deezer, Google Podcasts, RadioPublic, Breaker e Anchor.


Design Thinking

Apesar de ter design no nome, o design thinking pode e deve ser aplicado em diversas áreas porque, antes de tudo, é um solucionador de problemas. Ele consiste em um pensamento estratégico para organizar ideias e solucionar "enroscos" que o processo possa ter, facilitando o caminho até o resultado final.


Links mencionados pela Naná Feller no vídeo:

Catarse: https://www.catarse.me

Trio Oritá: https://www.facebook.com/oritaoficial

CEMEC: http://www.culturaemercado.com.br/cursos

Airbnb: https://www.airbnb.com.br/


Acompanhe os empreendimentos e iniciativas da Naná Feller:

Ene Consultórios: http://www.eneconsultorios.com.br

Partio: http://www.partio.com.br

AME em dobro: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ame-em-dobro-uma-luta-por-2-vidas

Podcast Mulheres Positivas: https://open.spotify.com/show/1WCbrtlntQp4RJMCke69vQ

WThinkers: https://www.instagram.com/wthinkers/


Siga a Naná no Insta: @natalieafeller

6 views
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now