Search
  • Criativos

Fonoaudióloga na Economia Criativa? Temos! Conheça Camila Loiola

“O homem é um um animal social”. Aristóteles já sabia que nós, seres humanos, precisamos uns dos outros para realizarmos nossas atividades do dia a dia. Quanto a isso, as profissões da Economia Criativa são um ótimo exemplo de como todos os setores profissionais estão interligados, movimentando em conjunto a economia. E, se você pensar bem, vai ver que não tem como conviver com os demais e se desenvolver coletivamente sem a comunicação, né? Principalmente a oratória. É por isso que o trabalho de uma fonoaudióloga é tão importante.


Camila Loiola foi a primeiríssima entrevistada da temporada de estreia da nossa websérie Profissões da Economia Criativa. Ela é fonoaudióloga graduada pela Unesp (Universidade Estadual de São Paulo), além de mestre e doutora pela PUC (Pontifícia Universidade Católica) de essepê. Camila é especialista em voz falada, cantada e habilidades comunicativas. Ela pesquisa voz profissional em suas mais diferentes versões, como canto, dublagem, jornalismo e até media training, que também está ligado ao jornalismo. Não sabe o que é? Então, continua lendo o post, que nós vamos te explicar direitinho o que isso significa.


Além de “media training”, também vamos explicar outros termos que aparecem durante a entrevista. Inclusive, antes de ler este post, que tal ver (ou rever) a entrevista com a Cá? Dá o play:

Media Training

O Media Training é uma ferramenta muito utilizada em assessoria de comunicação, um ramo em ascensão em relações públicas e, principalmente, no jornalismo. Os profissionais da comunicação treinam figuras públicas ou o porta-voz de uma empresa com o intuito de melhorar a forma como essas pessoas transmitem sua mensagem. Em um treinamento como esse, é interessante que assuntos como postura, linguagem corporal, vestimenta, além de técnicas de síntese e clareza, sejam abordados. Nesse caso, o tom da voz e os aspectos gerais de nossa fala são superimportantes. É aí que entra o trabalho da fono! No media training, diversos profissionais podem ser solicitados para aprimorar a habilidade de comunicação de alguém, formando assim uma equipe multidisciplinar. O fonoaudiólogo tem técnicas específicas para articulação, entonação e uso da voz, que envolve passar credibilidade e não ser agressivo, por exemplo. E, claro, o trabalho todo é sempre realizado com base nos objetivos do cliente.


Laringe

Laringe é nada mais, nada menos que um órgão do sistema respiratório. Dentre suas funções, destaca-se a fala (fonação). Além disso, a laringe também permite a passagem de ar entre a faringe e a traqueia e impede que os alimentos entrem nas vias aéreas.


Melodia

“Eu sou a letra e você a melodia. Com você, eu cantaria todo dia”. Quem nunca ouviu essa música superfofa, né? A pensadora contemporânea Manu Gavassi já deixou claro que, assim como você e o @, letra e melodia se complementam em uma canção. Mas, o que exatamente é melodia? A gente explica! Melodia é uma sucessão de notas, sons (e até silêncios!) que se relacionam harmonicamente, de um jeito especial até formarem uma sequência agradável de ouvir.


Grave

Som mais baixo e com menor frequência, que conta com vibrações mais lentas. É só pensar na voz masculina comparada à voz feminina. Há exceções, mas a primeira costuma ser mais grossa em relação à segunda e, por isso, normalmente, a classificamos como “voz grave”.


Agudo

Agudo designa os sons com uma frequência maior em comparação aos graves, ou seja: com uma vibração mais rápida. É só pensar nas vezes em que ouvimos uma voz bem alta e “fina”, que chega a dar um arrepio ou incômodo, logo a classificamos como uma “voz aguda”. Quer saber mais sobre essas classificações no canto? Então, não deixe de conferir o vídeo no canal da Camila Loiola, o Cá Me Disse. É só clicar aqui. Ela arrasa!


Personal coach

O personal coach é um profissional que auxilia no desenvolvimento pessoal de alguém. Essa ajuda pode ser na carreira, relacionamentos, modo de vida, personalidade, finanças e até espiritualidade! “Coach” é um termo em inglês que significa “treinador”. No começo, era utilizado, basicamente, para designar treinadores no mundo dos esportes. Mas, agora, a palavra denomina esse profissional que cresce a cada dia no Brasil e no mundo, capaz de criar planos de ação que podem ajudar o coachee (quem é treinado pelo coach) a atingir seus mais variados objetivos.


Otorrinolaringologista

O otorrinolaringologista (otorrino, para íntimos) é um médico que pode atuar tanto na área clínica, quanto como cirurgião. Ele cuida de doenças que envolvem ouvidos, nariz, faringe, laringe, cabeça, pescoço, boca e estômago. O trabalho do otorrino é muito importante para os fonoaudiólogos, pois, muitas vezes, esses profissionais trabalham em conjunto para atender às necessidades dos pacientes, desde prevenção e cuidados com a voz até o tratamento de possíveis problemas. Como a Cá fala na entrevista, esse é um dos médicos que conferem e cuidam da parte interior do nosso corpo, enquanto o fono cuida do exterior, ou seja: da voz.


Edema

Edema é um problema que surge pela acumulação de líquido ou muco nas cordas vocais. Quando em pequena quantidade, pode alterar a qualidade da voz. Já em casos mais graves, pode até dificultar a respiração! Está associado, na maioria das vezes, ao refluxo ácido do estômago (que nós vamos explicar já, já o que é), ao abuso vocal e ao tabagismo. É muito importante que os profissionais da voz façam acompanhamento frequente com o fonoaudiólogo, para que o eventual abuso vocal não prejudique esse instrumento de trabalho.


Refluxo

Refluxo é uma doença que ocorre quando o ácido do estômago ou a bile voltam pelo esôfago e causam irritação na mucosa do tubo alimentar. Normalmente, esse problema vem acompanhado pela azia. Quando alguém tem refluxo e azia mais de duas vezes por semana, pode estar com DRGE (doença do refluxo gastroesofágico). Sabe quando bate aquela queimação no peito depois de comer algo que não caiu bem? Pois é! Todo mundo já se sentiu assim. Mas, a automedicação pode aliviar só por um tempinho… Caso a situação seja mais grave, o melhor mesmo é buscar uma avaliação do médico gastro (continua o post pra saber o que é!).


Gastro (gastroenterologista)

Essa é a especialidade médica que trata e estuda o funcionamento do aparelho digestivo. O profissional é responsável pelos cuidados de órgãos como boca (sim. É um órgão!), esôfago, estômago, intestino grosso, intestino delgado, fígado, pâncreas, vesícula biliar, além do cólon, que você também pode chamar de íleo. Assim como o otorrino, esse profissional também trabalha em conjunto com o fono, verificando a existência de qualquer probleminha na parte interna do nosso corpo, que possa interferir na performance vocal.


Confira o canal de Camila no YouTube: youtube.com/camedisse

Siga a Cá no inxxxta: @camedisse

0 views
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now