Search
  • Criativos

Leitura e atuação: conheça a profissão de Contadora de Histórias

Karina Giannechini tem uma formação completa: é publicitária e também procurou conhecimentos em teatro, com o intuito de se tornar uma incrível Contadora de Histórias. No vídeo, você vai conhecer as habilidades necessárias para prender a atenção do ouvinte e transmitir a mensagem de forma lúdica. Karina também dá dicas para quem se interessa pela profissão, como indicações de lugares para estudar e se tornar um bom Contador de Histórias. Não vai perder, né?

Publicidade e Propaganda

O curso de PP ensina o estudante a utilizar sua criatividade e capacidade comunicativa para divulgar produtos, serviços, ideias e marcas. O profissional pode trabalhar na construção de uma imagem melhor para as empresas, atuando em agências de publicidade ou como autônomo, e criando peças destinadas a diversos canais de comunicação, como televisão, impresso e digital.

Chico dos bonecos

Francisco Marques, mais conhecido como Chico dos Bonecos, é um poeta, contista, arte-educador e trabalha há mais de 20 anos com cultura popular e resgate de brinquedos e brincadeiras antigas, assim como histórias, contos, lendas e fábulas, em sua maioria trabalhadas na oralidade.


Regina Machado

Doutora em Arte Educação e professora da Escola de Comunicação e Artes da USP (Universidade de São Paulo). Formou alguns grupos de narradores e criou o Encontro Internacional Boca do Céu de Contadores de Histórias, que existe desde 2001 e consiste em um evento bienal que promove espaço de reflexão, criação e ação cultural.


Eva Furnari

Ilustradora e escritora ítalo-brasileira. Quando criança, gostava de desenhar e rabiscar o tempo inteiro. Na adolescência, fez cursos na área e, mais tarde, estudou arquitetura na USP (Universidade de São Paulo). Após formada, foi lecionar artes no Museu Lasar Segall, inaugurado em 21 de setembro de 1967, em São Paulo, com objetivo de reunir, divulgar e preservar a obra do pintor, escritor e gravurista, Lasar Segall.


Guimarães Rosa

Escritor, diplomata, novelista, romancista, contista e médico brasileiro, considerado por muitos o maior escritor brasileiro do século XX e um dos maiores de todos os tempos. Nasceu em Cordisburgo, Minas Gerais, em junho de 1908, e faleceu no Rio de Janeiro, em novembro de 1967.


Unicamp

Universidade pública localizada no estado de São Paulo, considerada uma das melhores instituições de ensino superior do país e da América Latina.


Arte-educativo

Disciplina educativa que utiliza a arte como recurso de acesso ao conhecimento.


Sinapse

Região de proximidade entre a extremidade de um neurônio e uma célula vizinha, em que os impulsos nervosos são transformados em impulsos químicos, por intermédio de mediadores químicos. O intuito é obter uma resposta a um determinado sinal.


Storytelling

Técnica que permite transmitir eventos na forma de palavras, imagens e sons por meio de improvisação e embelezamento. Storytelling consiste na arte de contar histórias inspirando-se nos recursos utilizados por roteiristas e escritores, que conseguem passar sua mensagem de uma forma encantadora.


Tonalidade da fala

É o tom de nossa voz, que, segundo o site A Mente é Maravilhosa, consiste em um dos elementos de maior influência na comunicação entre seres humanos. A tonalidade da fala dá sentido à mensagem que está sendo transmitida, causando efeito, consciente ou inconscientemente, no interlocutor.


Cadência da fala

É o ritmo entre as palavras de uma frase, período ou discurso, que deve ser adaptado de acordo com os objetivos da narração, tornando a fala agradável aos ouvidos.


Dino Bernardi

Graduado em Pedagogia e especializado em Educação Infantil, atualmente é responsável pela maquiagem, caracterização e interpretação do Centro Universitário Barão de Mauá. Além disso, é diretor, figurinista e cenógrafo na Companhia Teatral Cornucópia. Também atua na parte de artes e teatro da Escola Interativa, e em teatro, dança e arte na Educação Infantil do Centro Universitário Moura Lacerda.


Tons frios e tons quentes

As cores frias estão associadas ao gelo, água, luz e transmitem a sensação de frio, como azul, violeta (roxo ou púrpura) e verde. Já as cores quentes são associadas ao fogo, como amarelo, laranja e vermelho.


A Casa Tombada

É um lugar de arte, cultura e educação, localizado em Perdizes, bairro de São Paulo, em frente ao Parque da Água Branca. A Casa Tombada acredita muito na importância da oralidade e da escritura para os seres humanos. Abriga salas de aula, jardim, ateliê, biblioteca, cozinha, espaço para convívio e descanso, exposições e conversas em diferentes formatos.


Giuliano Tierno

Contador de histórias, escritor, pesquisador e professor, doutorando e mestre em arte e educação pelo programa de pós-graduação do Instituto de Artes da UNESP (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”). Sócio-fundador da Casa Tombada, onde é coordenador e professor do curso de pós-graduação A Arte de Contar Histórias.


Livraria da vila

Fundada em abril de 1985 na Vila Madalena, bairro de São Paulo, pelo casal Aldo Bocchini e Miriam Gouvea. Em 2003, foi comprada pelo ex-jornalista e empresário Samuel Seibel. A livraria á referência no setor editorial e busca se apresentar como um cenário acolhedor e receptivo, tornando-se ponto de encontro dos amantes de livros.


Flippinha

Programa educativo da Feira Literária Internacional de Paraty (Flip), criada para estimular e incentivar a leitura entre alunos e professores de Paraty. A Flipinha promove atividades que ultrapassam o período de realização da Flip, como seminários e ciclos de literatura, oficina de ilustrações, capacitação em teatro, literatura e música, além de encontros dos alunos com escritores e ilustradores.


Dom quixote

Livro escrito pelo espanhol Miguel de Cervantes, considerado uma das maiores obras da literatura espanhola e um clássico da literatura mundial. Consiste em uma sátira às antigas novelas de cavalaria e possui o título original de “O Engenhoso Fidalgo Dom Quixote de La Mancha” (El ingenioso Fidalgo Don Quijote de la Mancha, em Espanhol).


Filmes de arte

Termo que se refere a produções cinematográficas, geralmente independentes e que apresentam maior quantidade de críticas sociais e reflexões a respeito dos sentimentos humanos. São voltadas a um nicho específico de mercado, muitas vezes sem visar ao lucro.


Procure a Karina no Insta: @kgianne

0 views
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now