Search
  • Criativos

Música como transformação social. Confira o trabalho de Josoé Polia, maestro da Filafro!

Josoé Polia é maestro e tem sua própria orquestra filarmônica, que foi criada com o objetivo de enaltecer os compositores brasileiros e ir na contramão do antropofagismo sinfônico. Tudo isso e todos os compositores citados no vídeo, nós explicamos pra você aqui nesse texto!


Ah, e além de tudo isso, Josoé também é engenheiro! Saiba mais no podcast, que vai ao ar dia 20 de maio aqui: Spotify, Deezer, Google Podcasts, RadioPublic, Breaker e Anchor.



Vale do Silício

O Vale do Silício é onde a mágica (da tecnologia) acontece. Ele fica na Califórnia e é o lar de muitas startups e empresas de tecnologia, como a Apple, o Facebook e o Google. Mas nem tudo são flores no paraíso dos desenvolvedores. Muitos especialistas dizem que a extrema riqueza do lugar vem causando alguns problemas para quem trabalha e reside na região, um deles é o aumento do custo de vida.

Partitura

É o terror do músico iniciante. Quando você pega um instrumento na mão pela primeira vez, geralmente recorre a tablaturas, que é um modo mais fácil de ler e reproduzir aquela música que você gosta. Porém, com o passar do tempo, você pode se interessar mais e querer se aprofundar em música, então vai conferir uma partitura. À primeira vista pode parecer qualquer coisa menos uma forma de escrita, mas é exatamente isso que ela é. É a representação de música por símbolos, em que cada um deles representa um som.

Cartola

Viu aquela caricatura na camiseta do Josoé Polia? Ela representa o Cartola, o maior sambista de todos os tempos. Angenor de Oliveira nasceu lá pra trás, em 1908 e desde cedo se interessou por música, aprendendo a tirar um som do cavaquinho e também do violão. Várias músicas de sua composição foram gravadas por outros grandes artistas da época, como Carmen Miranda e Araci de Almeida. Cartola não é só influência no samba: artistas de outros gêneros já demonstraram sua admiração pelo bamba, como Criolo e Ney Matogrosso, e também até fora da música, já que Cartola também é considerado um grande poeta.

Ney Matogrosso

Um dos artistas mais emblemáticos desse país, Ney de Souza Pereira, mais conhecido como Ney Matogrosso, é um pioneiro na arte performática de se apresentar no cenário musical. Integrante do grupo Secos & Molhados (que muitos dizem inclusive ter influenciado a banda KISS a usar maquiagens em seus shows), Ney marcou época com suas apresentações viscerais e grandes sucessos, como Rosa de Hiroshima, a famosíssima O Vira e muitos outros. Assim como Cartola, Ney Matogrosso também transcende a barreira da influência ser fechada apenas ao gênero a que pertence: artistas do hip hop já declararam terem influência de seu trabalho, como Emicida e, mais uma vez, o Criolo.

Jean Baptiste Loeillet

Dono da primeira obra executada profissionalmente por Josoé Polia, Loeillet foi um compositor belga nascido no século XVII. Viveu a maior parte de sua vida na França. Escreveu muitos trabalhos, em sua maioria sonatas. Uma curiosidade: para evitar confusão, mais tarde, Jean Baptiste adicionou "de Ghent" ao sobrenome, pois tinha um primo que atendia pelo mesmo nome que, curiosamente, também era compositor.

Teatro João Caetano

É um teatro público muito charmoso, localizado na tradicional rua Borges Lagoa, na zona sul da cidade de São Paulo. Construído no início dos anos 50, o teatro se mantém até os dias de hoje com peças para o público adulto e infantil com preços populares. Vale a visita (quando a quarentena passar)!

Disciplinas de música

Harmonia

Harmonia são notas e acordes que conversam entre si, que, quando colocadas em sequência, produz aquele som prazeroso de se ouvir.

Contraponto

É uma melodia por cima da outra, sempre respeitando a harmonia da música.

Orquestração

Orquestração é a arte de compor para cada instrumento de uma orquestra, que, olha, são muitos! É criar toda uma estrutura que faça sentido musicalmente para cada um dos instrumentos, resultando em música.

Instrumentação

É a mesma coisa que a orquestração, porém, mais aberta. É também aplicada para outros gêneros, não apenas voltada para peças musicais de orquestra.

Organologia

É a parte organizacional da música. Ela descreve e classifica todos os instrumentos por material, timbre, som produzido etc.

Naipe

Naipes são grupos de instrumentos e vozes dentro de um coro ou orquestra

Orquestra filarmônica

Enquanto a orquestra sinfônica é mantida pelo poder público, a filarmônica é mantida por associação de amigos (filo, inclusive, significa "amigo" em grego). Todas as decisões da orquestra são tomadas por reuniões de seus próprios membros, uma coisa mais democrática, podemos assim dizer, do que a sinfônica.

Bach

Bach foi um dos maiores compositores da história da música clássica. Nascido no Sacro Império Romano-Germânico (a Alemanha dos dias atuais), Bach vinha de uma família com longa tradição musical, o que empurrou o jovem a se tornar músico. Dono de um talento nato, é o cara por trás de algumas das composições mais conhecidas como a Ave Maria e O Cravo Bem Temperado.

Mussorgsky

Apesar de ter vivido apenas 42 anos, deixou um legado enorme para a música clássica mundial. Era russo e foi membro do nacionalista Grupo dos Cinco.

Rimsky-Korsakov

Colega de Modest Mussorgsky no Grupo dos Cinco, o também russo Nikolai Rimsky-Korsakov foi um grande compositor, além de professor e militar. Dentre suas composições, estão obras para orquestra (como Sadko e A Tale) e óperas (A Donzela de Neve é uma de suas mais conhecidas).

Stravinksy

Mais um russo na nossa lista! Ígor Fiódorovitch Stravinsky é considerado um dos compositores mais importantes e influentes do século passado. Escolhido pela conceituada revista Time como uma das 100 pessoas mais influentes do século XX, Stravinsky tem, em sua bagagem, inúmeras peças clássicas e foi um dos primeiros a gravar para a Columbia Records, lá em 1928.

Händel

Contrariando seu pai, que queria que o filho fosse advogado, o alemão Georg Friedrich Händel seguiu seu talento musical, tornando-se um dos violinistas e maestros mais respeitados de seu tempo. Suas obras são comemoradas mundo afora até hoje e seu catálogo mostra que tanto respeito é justificado, pois possui inúmeras composições premiadas em sua carreira. Quer saber mais sobre música alemã? Acesse esse vídeo com dicas de músicas clássicas e contemporâneas!

César Guerra-Peixe

Esse é nosso patrimônio. O carioca César Guerra-Peixe foi um compositor, arranjador e estudioso da música brasileira como poucos. Compôs trilhas para grandes filmes nacionais e levou o prêmio de melhor autor de música de cinema em 1953.

Mourão

Essa música é do Guerra-Peixe e muito provavelmente você já ouviu. Olha que coisa belíssima, apresentada pela Orquestra Sinfônica Brasileira:


Maxixe

O maxixe é o nosso tango. É uma dança de salão que foi muito popular no final do século XIX, porém, se mantém presente até hoje, já que muitos passos foram adaptados para o samba. Carioca, o maxixe surgiu como dança, mas, alguns anos depois, apareceram partituras que levaram maxixe ao gênero musical.

Fado

Essa é dos nossos irmãos lusitanos. Geralmente se trata de uma pessoa acompanhada pela característica guitarra portuguesa, o fado é um estilo musical que foi elevado a Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade pela UNESCO. Que moral, hein?

Lundu

Muito provavelmente trazido para o Brasil pelos escravos angolanos, o lundu consiste num ritmo africano que veio da dança da umbigada (o semba).

Maracatu

Surgiu como dança em Pernambuco e se transformou em gênero musical. O Maracatu é um bloco acompanhado de tambores, chocalhos e gonguê, com várias coreografias executadas conforme a música. É um espetáculo incrível e muito popular em Pernambuco.

Frevo

Também dos pernambucanos, o frevo é uma mistura maluca de vários gêneros, desde o maxixe até a polca. Já na parte da dança, o frevo é inspirado na capoeira. Assim como o Fado, é considerado Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade, pela UNESCO. Tamo com moral, também!

Samba

O samba é o nosso ritmo mais característico. “Pelo Telefone”, uma composição de 1916, é considerado o primeiro samba da história. Foi divulgado internacionalmente por Carmen Miranda a partir de filmes, já que a luso-brasileira era uma estrela internacional na época.

Samba de coco

Pernambuco superpresente nos tópicos hoje! O samba de coco é uma dança com traços indígenas e nítida influência africana. O ritmo sincopado e as temáticas de labuta são os elementos mais marcantes desse samba.

Samba duro

O samba duro vem da Bahia e é derivado do tradicional samba de roda. Muitos blocos afro da Bahia levam o samba duro na essência dos seus sons. O samba duro também é presente na tradicional manifestação cultural de Salvador, conhecida por samba junino.

Sala São Paulo

Perto da estação Julio Prestes, no Bairro da Luz, a Sala São Paulo é relativamente nova (recém completados 20 anos de existência), mas já é um dos pontos culturais mais legais e emblemáticos da cidade. Com uma estrutura gigantesca em termos de tecnologia e conforto, a sala recebe concertos e apresentações de grandes orquestras brasileiras e internacionais. Foi até considerada uma das 10 melhores salas de concerto em todo o mundo pelo inglês The Guardian. Chique, né?!

Sorbonne - Universidade Paris 1

Nascida a partir da dissolução da Universidade de Paris, a Universidade Paris 1 Panthéon-Sorbonne é uma universidade pública francesa com foco em ciências econômicas, humanas, jurídicas e políticas.

Diáspora negra

Também conhecida como diáspora africana, é um fenômeno sociocultural ocasionado pela imigração forçada de escravos de países africanos para outros países. Muitas manifestações artísticas ocorreram devido a essa questão de escravos africanos chegando com suas características e valores culturais, originando e moldando gêneros musicais (como o nosso samba, o jazz, o soul, o reggae), mas passando também pelos campos da ciência e da religiosidade.

0 views
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now