Search
  • Criativos

O trabalho de um maestro é contado em detalhes nesse podcast. Vem ouvir!

Representatividade é a palavra que define nosso convidado desse episódio do podcast “Profissões da Economia Criativa”. Fundador e maestro da Filafro (Filarmônica Afro-Brasileira), Josoé Polia possui uma extensa trajetória no mundo da música, que se inicia em sua infância, quando já tinha certeza de que queria seguir a tradição musical familiar.

Apesar de ser formado em Engenharia, é nas notas musicais que nosso convidado se encontra verdadeiramente. Durante a entrevista, Josoé compartilha sua experiência como maestro, além de curiosidades sobre o ambiente das filarmônicas. O maestro também fala sobre os projetos sociais realizados pelo Instituto Filafro, como “Musicalização Já”, “Verde Arte” e “Diversidade”, essenciais para a inclusão no mundo da música instrumental. Afinal, “a vontade é de fazer música, mas música pra que todos possam entender”.


Para exemplificar seu objetivo de democratizar a música, Josoé fala sobre o antropofagismo sinfônico, ou seja, “pegar uma cultura que está superdesenvolvida e fazer uma releitura daquilo ali, colocando sua cultura, colocando as suas características”.


O entrevistado também relata sua experiência na área acadêmica, em que trabalhou o tema dos ritmos afro-brasileiros em pesquisas de doutorado internacionais. Mais uma vez, o músico nos mostrou a importância de representar nossas raízes culturais.


Ficou interessado? Dê o play ali em cima ou, se preferir, ouça a entrevista completa com Josoé Poliana plataforma que você mais gosta: Spotify, Deezer, Google Podcasts, Overcast, Pocket Casts, RadioPublic e Breaker. Podemos garantir que você ficará encantado com suas histórias e conhecimento. V


Para saber mais, acompanhe a Filafro no Facebook: https://www.facebook.com/filafro


E o Josoé no Instagram: https://www.instagram.com/josoepolia


Ficha Técnica | Ep. Josoé Polia

Curadoria, Direção e Entrevistas: Thais Polimeni

Assistente de Produção: Leonardo Cássio

Som Direto: Gabriel Sandy Pestana

Trilha Sonora: Marcela Biasi

Edição: Thais Polimeni

Fotografia: Águeda Amaral

Estagiária: Thábata Bauer

Comunicação Visual: Bemd Comunicação

Apoio: BM Neto Advogados

Realização e Produção: ProAC, Cult Cultura, Carbono 60, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Governo do Estado de São Paulo

0 views
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now