Search
  • Criativos

"Simplicidade, tempo e paciência!", conheça o trabalho da musicista Marcela Biasi

Já pensou em como seria viver sem música? A arte, em todas as suas manifestações, é uma das coisas mais importantes para os seres humanos. Por meio dela, é possível se expressar e fazer com que outras pessoas se identifiquem. A música, em especial, tem o poder de marcar a vida das pessoas, contar histórias e, no nosso caso, dar vida aos projetos! Marcela Biasi, musicista responsável pela trilha sonora da websérie Profissões da Economia Criativa, fala um pouco sobre seu processo criativo.


Como é o processo de transformar a identidade de um projeto em trilha sonora?

Depois de conhecer e conversar sobre o projeto, ideias começam a brotar em minha cabeça. O próximo passo é transformar essas ideias em música. Geralmente minhas trilhas nascem a partir da harmonização que crio em minha guitarra e da melodia que muitas vezes crio com a voz. Depois disso, vou buscando o caminho sonoro que quero dar, experimentando várias atmosferas. No caso da websérie não foi diferente. Durante a produção, conversamos bastante sobre o rumo que a trilha ia tomando e decidimos juntos. Gosto bastante de fazer música por encomenda e a parceria que foi criada com a Cult Cultura através do projeto foi de troca constante sobre os elementos criados.

Quais critérios você leva em consideração no momento de criar a trilha sonora de um projeto?

Simplicidade, tempo e paciência! Experimentar, apagar, recriar quantas vezes forem necessárias. Na hora de gravar, menos é mais pra mim.


Você comentou que, para criar a trilha sonora da websérie Profissões da Economia Criativa, você utilizou várias bases, né? Quantas foram e como você fez as escolhas e combinação de sons?

Costumo usar um controlador midi para construir parte da trilha. Ali eu consigo controlar inúmeros instrumentos e gravá-los, assim fiz nessa trilha. Além dos instrumentos eletrônicos, também criei linhas de vocais usando minha própria voz, gravei uma guitarra para o ouvido direito e outra para o ouvido esquerdo. Na trilha para a websérie, usei mais de 30 canais!


Quais instrumentos musicais e programas você usa para criar a trilha sonora?

Guitarra, voz, um controlador para controlar o instrumento que eu desejar. Costumo usar o Protools pra gravar, mas muitas vezes busco detalhes em outros programas, também.


Além de criar trilhas para projetos e marcas, você tem projetos autorais, né? Conta pra gente quais são e futuros lançamentos.

Eu canto e toco profissionalmente desde meus 15 anos. Tenho um disco chamado “Arrastando Maravilhas”, que foi lançado pela gravadora EMI. De lá pra cá, compus e atuei em muitos projetos. Há um tempo, conheci o maestro Bocato, que produziu meu novo disco, intitulado “Eu sou cigarra”. O lançamento está próximo, o álbum já está pronto!


Não deixe de conferir o Insta da Marcela: @marcelabiasi

0 views
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now