Search
  • Criativos

Design + Ilustração= Facilitação gráfica, com Vivian Dall'Alba

Curte desenho? Gosta de escrever? É apaixonado por aprendizado? Essas são algumas das características principais para quem quer ser facilitador gráfico. Além de, claro, agilidade (MUITA agilidade!), empatia, compreensão e capacidade de escutar. Mas, afinal, o que é um facilitador gráfico? O vídeo de hoje vai explicar direitinho o que faz esse profissional.


Vivian Dall'alba é formada em publicidade e apaixonada por desenhos e arte em geral. Na entrevista, ela conta como começou sua carreira no ramo, passando por agência de publicidade, até se encontrar na facilitação gráfica. Ela também explica a importância do facilitador gráfico no processo de absorção de informações em palestras, workshops, cursos, entre outros eventos. E, claro, como sempre, você vai pegar várias dicas de como se inserir na área. Vem com a gente!


Depois do vídeo, veja o glossário que preparamos pra você!

Artes Gráficas

Ramo da comunicação em que o profissional explora ideias de forma visual. Esse conceito está muito presente em nosso cotidiano, desde embalagens e logotipos de marcas e empresas, até clássicas propagandas em cartazes, outdoors e veículos envelopados. Com a tecnologia, o número de peças gráficas aumentou consideravelmente, pois, agora, temos mais recursos para realizá-las, assim como oportunidades para veiculá-las, em páginas de empresas ou sites pessoais, por exemplo.


Artes Visuais

As pessoas que se formam em Artes Visuais podem atuar tanto na área das artes plásticas (profissionais que criam diferentes tipos de obras de arte, como grafite de rua, peças geradas no computador, parte gráfica de impressos, como jornais, revistas e livros, capas de disco e caderno, cenário, figurino de peças teatrais, etc.), quanto na indústria cultural, como ilustrador, desenhista, designer, fotógrafo, diretor de arte, curador, gestor cultural, crítico de arte, cenógrafo, museólogo e tantas outras profissões. Basicamente, é essencial que esses profissionais tenham habilidades de percepção, reflexão, produção e crítica.


Design Gráfico (curso)

O curso de Design Gráfico capacita o estudante para atuar na produção e criação de peças gráficas e audiovisuais. O profissional pode trabalhar como ilustrador, diagramador, arte-finalista (responsável por finalizar uma peça de design ou publicidade a partir de melhoras nos aspectos técnicos, com foco em atingir os objetivos práticos do trabalho), diretor de arte, entre outros.


Publicidade e Propaganda

O curso de PP ensina o indivíduo a utilizar sua criatividade e capacidade comunicativa, verbal e visual, para divulgar produtos, serviços, ideias e marcas. O profissional pode trabalhar na construção de uma imagem melhor para as empresas, atuando em agências de publicidade ou como autônomo e realizando peças destinadas a diversos canais de comunicação, como televisão, impresso e digital.

UFRGS

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul é uma instituição de ensino pública brasileira, localizada em Porto Alegre e mantida pelo Governo Federal.


Revista Capricho

Revista teen online veiculada pela Editora Abril, com sede em São Paulo. A Capricho fez parte da adolescência de muitas meninas, com um papel importantíssimo em tempos em que o acesso a informações de diferentes tipos, que pudessem sanar as dúvidas das jovens, não era tão fácil quanto é hoje. Em junho de 2015, parou de ser vendida nas bancas para tornar-se apenas digital.


Diagramação

Organização de textos e imagens em uma página, que pode ser impressa ou digital. É uma das principais práticas para profissionais do Design Gráfico, influencia diretamente no resultado final e, consequentemente, no objetivo da peça gráfica.


Photoshop

O mais famoso software de edição de imagens, líder no mercado de editores profissionais e desenvolvido pela Adobe System. O Photoshop está disponível em todo o mundo para os sistemas Microsoft Windows e Mac OS X, em mais de 25 idiomas e com versões mobile (para smartphones e tablets Android, iOS e Windows Phone).


Freela

Trabalho avulso, quando o profissional não possui vínculo empregatício com o contratante, ou seja: um trabalho realizado por conta própria. Nesse caso, o profissional é remunerado de acordo com a tarefa realizada.


Empreendedorismo

Implementação de novos negócios ou de novidades em negócios já existentes. Está muito relacionado ao meio empresarial, com a criação de empresas e produtos inovadores, normalmente com um processo que envolve riscos, especialmente financeiros.


10.000 Mulheres

Curso idealizado pelo Banco Goldman Sachs, que buscou apoiar o empoderamento feminino e sua atuação decisiva no mercado de trabalho, por meio da educação e do financiamento. O curso focou no desenvolvimento de habilidades empreendedoras e na oferta de linhas de créditos para 10.000 mulheres em mercados emergentes ao redor do mundo.


Estaleiro Liberdade

O Estaleiro Liberdade é uma escola de empreendedorismo, que visa desenvolver o processo de autoconhecimento de seus alunos. Chamada de "escola pirata", está focada em fazer com que os estudantes, apelidados carinhosamente de "marujos", tomem as rédeas da própria vida.


Infográficos

Peça gráfica que une informações visuais e verbais. Nesse caso, os elementos visuais, normalmente ilustrações, gráficos, sons, GIFs e outras mídias, têm como principal objetivo facilitar o entendimento a partir da transmissão rápida, fácil e, consequentemente, lúdica, do conhecimento.


Insight

"Intuição", em tradução livre, é o termo que designa aqueles momentos em que soluções e ideias criativas surgem em nossa mente. Pode ser uma resposta para problemas pessoais ou sociais, algo incrível que pareceu sempre existir, mas que, muitas vezes, acabou passando despercebido pela gente.


Hackathon

Maratona de programação na qual hackers se reúnem por horas, dias ou até semanas, com o objetivo de explorar dados, desenvolver códigos e sistemas, discutir novas ideias e desenvolver projetos de softwares e hardwares.


Impact Hub

É uma empresa brasileira de coworking (modelo de trabalho que valoriza o compartilhamento de espaço e ferramentas de escritório por diferentes profissionais). Apoia o desenvolvimento do Empreendedorismo de Impacto social (negócios que apresentam soluções transformadoras à sociedade), fornecendo espaços, programas e alianças aos empreendedores.


Empatia

Capacidade de se colocar no lugar do outro, que permite compreender melhor os motivos que levaram a pessoa a agir ou pensar de determinada forma. A empatia vem do ato de se identificar com alguém, por isso é construída socialmente. Precisamos enxergar o indivíduo como igual para, assim, desenvolvermos nossa capacidade empática.


Siga a Vivian no inxxta: @viviandallalba

0 views
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now